Para que serve creatina? Entenda tudo sobre o assunto

A busca por um alto desempenho físico e na saúde é constante entre os atletas e os entusiastas do mundo fitness, além de pessoas que desejam alcançar seus objetivos pessoais. Um dos suplementos aliados nessa hora é a creatina, amplamente utilizado e uma das substâncias mais estudadas no mundo todo.

Mulher tomando creatina durante a academia

A creatina é capaz de aumentar a força, resistência e recuperação muscular. Mas como exatamente funciona a creatina? E o que é essa suplementação? No post de hoje, a Dream Fitness te mostra mais sobre a creatina, para o que serve, benefícios e muito mais. Continue a leitura abaixo e veja todos os detalhes!

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, mais precisamente no pâncreas, fígado e rins. Essa substância é formada pela junção de três aminoácidos, sendo eles a glicina, arginina e metionina, encontrados em alimentos e, principalmente, como carnes e peixes.

Imagem de um pote de creatina

A creatina é armazenada nos músculos sob a forma de fosfocreatina (também chamada de fosfato de creatina), que é uma molécula de alta energia.

Quando o corpo necessita de uma explosão rápida de energia, como durante exercícios físicos intensos, de curtas explosões de esforço ou até mesmo os treinos de força em casa. A fosfocreatina do músculo é quebrada para fornecer energia imediata. Isso permite que os músculos funcionem com mais força e vigor por curtos períodos.

Para o que serve a creatina?

O principal objetivo da creatina é fornecer energia rápida durante os treinos de alta intensidade e curta duração. Digamos que ele age como uma espécie de “combustível” para os músculos, garantindo benefícios significativos que incluem a melhora de desempenho físico, aumento da força, redução da fadiga muscular e uma recuperação mais rápida depois de fazer os exercícios intensos.

Mulher tomando creatina após se exercitar e navegando pela internet

A creatina também tem sido associada ao ganho de massa muscular em algumas pessoas, o que a tornou muito popular entre os suplementos no mundo esportivo.

Conheça os benefícios da creatina com a Dream Fitness!

Os benefícios de se tomar creatina são variados, como a melhora no desempenho nos treinos e até mesmo na qualidade de vida. Abaixo você confere mais detalhes alguns desses benefícios, que são:

Mulher sentada no chão com vários potes de suplemento ao lado

Aumento de massa muscular

A creatina é usada como um reforço contra a sarcopenia (perda de massa muscular). Dessa forma, ela se torna uma grande ajuda de idosos e pessoas que estão em recuperação pós-internação ou acamadas. Ela também ajuda a induzir uma maior retenção de água intracelular nos músculos, o que pode contribuir para o aumento muscular.

Mulher loira com um sorriso mostrando os seus músculos

Melhora na recuperação dos músculos

Todo mundo que faz exercício físico sabe que é preciso descansar os músculos. A creatina ajuda a diminuir o cansaço e as dores nos músculos, o que ajuda a torná-los mais fortes e, claro, maiores.

Casal exercitando juntos

Prevenção de doenças crônicas

A creatina é uma ótima aliada quando trabalhada em conjunto com uma alimentação saudável e exercícios físicos para a prevenção das doenças crônicas. Isso ocorre porque o ganho de massa magra gera uma melhoria na densidade óssea.

Mulher tomando creatina após a atividade física

Melhora cognição cerebral

Além de seus benefícios físicos, a creatina também tem efeitos positivos na função cerebral. Ela pode melhorar a memória a curto prazo, a concentração e a capacidade de raciocínio, embora esses efeitos ainda sejam objeto de pesquisas.

Quando se deve tomar creatina?

Esse é um suplemento usado no mundo fitness e vários esportes. O uso da creatina depende muito dos seus objetivos pessoais, assim como sua rotina de treino. O ideal é que seja tomada todos os dias da semana por um período contínuo para haver resultados positivos para o corpo, seja para emagrecer ou ganhar força.

Homem tomando creatina após o treino

A creatina pode ser consumida antes ou depois dos treinos, em que é mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. De qualquer forma, é importante que você busque a orientação de um profissional ou do seu próprio personal.

Quem não pode tomar creatina?

Como estamos falando de um produto ergogênico, e assim como todos os outros suplementos ergogênicos, a creatina não é indicada para lactantes, crianças, adolescentes e gestantes. Esses só devem tomar a creatina mediante de um acompanhamento médico.

Imagem de vários potes de suplementos

A creatina tem efeito colateral?

Os efeitos colaterais podem variar de organismo para organismo, mas os efeitos podem ser: diarreia, náuseas, cãibras e desidratação. Ainda existe a chance de um possível sobrepeso nos rins ou fígado, caso a creatina seja ingerida de maneira exagerada. Esse sobrepeso é devido ao crescimento dos músculos, e não de gordura.

Tem problema tomar creatina e não treinar?

A única coisa que pode acontecer é o inchaço, mas, sim, ela pode ser ingerida mesmo sem a prática de exercícios, já que os seus benefícios vão muito além do que apenas físicos. Caso você treine e acabe faltando algum dia, a creatina ainda assim pode ser tomada, pois essa é uma substância que precisa ser armazenada e depende de um consumo regular.

Mulher tomando creatina após um longo treino

Leia também: O que é hipertrofia? saiba como obtê-la!

Gostou do nosso conteúdo? Você pode perceber que a creatina é muito mais do que apenas um suplemento para melhorar o desempenho na academia, mas também uma fonte de melhora na saúde e ter mais qualidade de vida. Lembre-se sempre de buscar a orientação de um profissional para fazer o uso correto da creatina.

Mulher saudável tomando creatina

Esperamos que tenha aproveitado o post e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário