Por que correr na esteira faz bem? Confira os benefícios!

Você decidiu colocar em prática hábitos saudáveis e o corpo em movimento? Então, começar a correr na esteira pode ser a melhor decisão no momento. Prático e fácil de usar, o equipamento oferece inúmeros benefícios e trabalha diferentes grupos musculares, como inferiores e superiores.

A melhor parte é que existem modelos residenciais, ideais para as pessoas que não abrem mão de conforto e agilidade. Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo acerca desse tipo de exercício. Boa leitura!

Correr na esteira faz bem?

Se está em dúvida dos benefícios de correr na esteira, precisamos adiantar que o aparelho é responsável por garantir mais qualidade de vida. Ao incluí-lo na sua rotina, é possível alcançar uma melhor resistência física, ter bons hábitos de sono e definir todo o corpo.

Homem correndo em esteira com anilhas e alteres do lado. Ambiente com porta aberta direto pra rua

Considerado um equipamento democrático, ele pode ser usado em diferentes faixas etárias. Independentemente se estamos falando de alguém experiente ou iniciante, existe um modelo de esteira perfeito para suprir as suas necessidades.

Quais são os benefícios da corrida na esteira?

Como falado anteriormente, o aparelho oferece inúmeras vantagens. Dentre elas, estão:

1. Oferece segurança

Ao decidir correr na rua ou em estradas, os riscos de lesões são maiores, pois a pessoa pode sofrer acidentes de trânsito, pisar em buracos e outras possibilidades. Portanto, a esteira é recomendada para quem deseja segurança.

Caso prefira atividades ao ar livre, uma alternativa é investir em uma versão feita para uso em casa. Dessa forma, é possível colocá-la em espaços externos, como na área de lazer.

2. Permite que a atividade seja feita em qualquer momento

Faça chuva, sol, frio ou calor, a esteira sempre poderá ser usada. Esse aspecto garante constância e, consequentemente, acelera os resultados. Além disso, essa característica permite que uma rotina personalizada seja criada, ou seja, é você quem decide o melhor horário para realizar a atividade.

Detalhe de esteira com homem andando sobre ela, em ambiente interno, ao fundo prateleira de madeira

3. Auxilia na perda de peso

Será que a esteira emagrece ou é um mito? Sim, o aparelho é ideal para quem deseja perder peso. Por trabalhar todo o corpo, ele acelera a queima de gordura e permite que um emagrecimento saudável aconteça.

Para ter melhores resultados, recomendamos que outros costumes sejam inseridos na rotina, como tornar a alimentação saudável um hábito.

4. Permite o controle do ritmo e da inclinação

Ao contrário das corridas convencionais, os exercícios feitos no equipamento garantem treinos personalizados. Afinal, é possível selecionar a velocidade e a inclinação desejadas. Sendo assim, em um mesmo dia, você pode simular uma corrida em pistas íngremes e, até mesmo, montanhas.

5. Fortalece os músculos

O fortalecimento dos músculos é indispensável para quem deseja garantir um envelhecimento saudável. A partir disso, há uma redução nos riscos de lesões e no ganho de uma melhor qualidade de vida.

Detalhe de tênis de pessoa correndo em esteira, ao fundo mais 3 pessoas praticando caminhada em suas respectivas esteiras

Inclusive, fortalecer os músculos está entre os benefícios da isometria, outra maneira de treinar em casa. Na lista de exemplos de exercícios isométricos, estão a prancha isométrica horizontal e a prancha contralateral. Ensinamos como executar essas e outras alternativas no conteúdo sobre o assunto. Aproveite!

6. Aumenta a resistência

O aumento da resistência é um dos benefícios que provam que correr na esteira é algo positivo. Mas qual é a consequência dessa melhora? O resultado é o alívio de dores, a melhora da saúde óssea e mais equilíbrio ao realizar atividades rotineiras, como pegar um objeto que caiu no chão.

7. Disponibiliza o controle do ritmo cardíaco

As esteiras costumam monitorar a frequência cardíaca durante o uso do equipamento. Isso garante a proteção efetiva contra alguns problemas, como a taquicardia. Vale lembrar que pessoas que nunca realizaram uma atividade física devem procurar um médico antes de iniciar os exercícios.

Qual é a velocidade ideal para correr na esteira?

A resposta depende do nível do corredor. Por exemplo, para alguém que leva uma rotina sedentária, o indicado é separar 15 minutos diários para o exercício. Em relação à velocidade, tente seguir uma média de 5,5 km/h.

O aumento deve ser feito gradualmente e considerando os limites do próprio corpo. Lembre-se que o intuito é melhorar a qualidade de vida.

Esteira é boa para o quê?

A esteira é benéfica para diferentes áreas. Ao incluí-la no seu dia a dia, você garante melhores noites de sono, disposição e saúde. Além disso, ela é responsável por evitar problemas cardíacos e cardiovasculares, como reduzir a pressão arterial e diminuir as chances de infarto.

Detalhe de tênis de pessoa caminhando em esteira

Quantos minutos de esteira fazer por dia?

Após se acostumar com o equipamento, recomendamos que corra, pelo menos, 30 minutos por dia. No que diz respeito à frequência, tente realizar a atividade três vezes na semana.

Seja para caminhar ou correr, escolha estar em movimento com as esteiras residenciais da Dream Fitness. Em nosso catálogo, estão disponíveis alternativas resistentes com diversas funcionalidades, como calorias perdidas, distância percorrida e batimentos cardíacos. Confira as opções e adquira a sua!

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e sanado todas as dúvidas sobre o assunto. Se ainda tiver perguntas, basta compartilhar nos comentários. Vamos respondê-las o quanto antes.

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário