O que é crossfit? Confira o guia completo da Dream Fitness

Provavelmente você já passou por algum galpão grande com pessoas reunidas no seu interior fazendo uma série de exercícios pesados ou até mesmo correndo próximo ao local. Certo?

Isso nada mais são do que os praticantes de CrossFit, que, em grupos, realizam exercícios variados de alta intensidade e funcionalidade. Uma prática que, além de fazer bem para a saúde, permite que você faça novos amigos e alcance seus objetivos.

O CrossFit realmente é uma modalidade esportiva que melhora a capacidade física, mas você o que seus treinos envolvem? No post de hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre o CrossFit, incluindo seus benefícios e alguns exemplos de exercícios.

Continue a leitura e fique por dentro!

O que é crossfit?

O CrossFit nada mais é do que uma modalidade esportiva criada por Greg Glassman na década de 2000, com o objetivo demelhorar a capacidade física, resistência muscular, condições respiratórias e o condicionamento físico. Tudo isso por meio de exercícios em treinos de alta intensidade, como levantamento de peso, ginástica, corrida e outros exercícios funcionais.

Homem fazendo exercício no chão com bola de peso

Conhecido por seu dinamismo, um dos aspectos fundamentais do CrossFit é a sua variação de treinos, desafiando o corpo de maneira única a cada sessão. E qual o propósito? Promover um corpo com condicionamento físico adaptável e completo. Os exercícios geralmente possuem um tempo relativamente curto, enfatizando a execução correta dos movimentos.

Quais são os benefícios do crossfit?

O CrossFit tem uma gama de benefícios que vai muito além de um melhor condicionamento físico. Os exercícios trabalham força, flexibilidade, velocidade, potência, agilidade, equilíbrio, precisão e resistência. Com esse trabalho, é possível conquistar:

Mulher fazendo exercício com cordas

Melhora do condicionamento físico

O condicionamento físico tem a ver com o quão bem o seu corpo pode fazer exercícios sem se machucar e sem sentir que está muito difícil. Quando você faz atividades regularmente, os movimentos se tornam mais fáceis e naturais ao longo do tempo. Isso não só traz resultados, mas também faz com que seu corpo fique mais forte e consiga fazer mais coisas sem se cansar tanto.

Lembrando também que é extremamente importante fazer os exercícios físicos acompanhados de uma dieta saudável e equilibrada, para obter resultados ainda melhores!

Diminuição do estresse e da ansiedade

O CrossFit faz bem para o corpo e também para sua cabeça. Quando você pratica exercícios, o seu corpo libera endorfina, dopamina e ocitocina. Todas essas substâncias estão ligadas a sensação de bem-estar e felicidade. Ou seja, além de ajudar na sua musculatura, você também se sente bem e satisfeito ao concluir cada treino.

Fortalecimento e resistência muscular

Quando você faz os exercícios repetidas vezes por um tempo, seus músculos são estimulados e ficam mais fortes, tudo isso proporciona maior resistência muscular e te deixa mais preparado para atividades diversas do dia a dia.

Maior capacidade cardiorrespiratória

Com os exercícios de CrossFit, a capacidade cardiorrespiratória melhora, permitindo que você faça exercícios mais intensos por mais tempo e fortalecendo o coração.

Mulher fazendo exercício com corda e puxando

Tonificação dos músculos

Quando os treinos são realizados em curtos intervalos, o corpo é desafiado ao máximo. Isso acontece no CrossFit porque os exercícios envolvem as pernas, braços e abdômens, tudo de maneira rápida e intensa. Com isso, os músculos tendem a ficar mais definidos e tonificados mais rápido.

Para se aprofundar mais no tópico da definição de músculos, confira o nosso post sobre como definir o abdômen!

Ganho de massa e perda de gordura

Durante uma aula de CrossFit você perde muitas calorias, e consequentemente, perde gordura. Se você for constante nos treinos, com o tempo será possível notar que algumas medidas do corpo diminuindo e os músculos ficando mais definidos, te aproximando do sonhado shape fitness.

Para quem o crossfit é indicado?

Se você gosta de desafios e busca constantemente superar seus limites, o CrossFit pode ser uma boa opção. Os treinos são frequentemente intensos e variados, o que pode ajudar a manter o interesse e a motivação. Durante os treinos, é possível melhorar em muitos aspectos, como força, resistência e alcançar os resultados que quer.

Um ponto importante é que o CrossFit é adaptável a diferentes níveis de condicionamento físico. Os treinos podem ser ajustados para atender às necessidades individuais, tornando-o acessível a iniciantes e atletas mais experientes.

Mas lembre-se: se você passou um longo período sem realizar atividades físicas, ou possui algumas limitações, é sempre indicado consultar seu médico antes de começar.

Exemplos de exercícios de uma aula de CrossFit

Os exercícios do CrossFit são caracterizados por sua abrangência, que envolve uma grande combinação de movimentos de levantamento de peso, exercícios de ginástica e atividades aeróbicas. Tudo isso pensando em promover um condicionamento físico adaptável. Alguns dos exercícios do CrossFit são:

Homem segurando uma bola de peso
  • Burpee: esse é um dos exercícios mais feitos no CrossFit, que combina uma flexão com salto, sendo repetido várias vezes para aumentar a intensidade do corpo. Envolve braço, perna e abdômen;
  • Box Jump: nesse exercício você dá um pulo para cima de uma caixa usando as duas pernas ao mesmo tempo, começando em uma posição parada. Aqui o foco é totalmente nas pernas e também na respiração;
  • Deadlift: outro exercício muito popular no CrossFit que combina o agachamento com levantamento de peso. Exercício ótimo para trabalhar os músculos das pernas, sendo bastante eficaz nisso. Aqui é importante ter atenção na postura;
  • Strict Pull up: para o fortalecimento das costas, nada melhor do que o bom e velho Pull Up (barra). Esse exercício trabalha todas as partes das costas, especialmente os músculos das dorsais;
  • Kettlebell Swing: por último, temos o Kettelbell swing, em que você segura um peso russo com as duas mãos e o move para cima, a partir da parte debaixo do quadril, usando principalmente o impulso gerado pela extensão dos quadris.

Por que o crossfit é feito em grupos?

O CrossFit é um ambiente de apoio e motivação. Treinar em grupo cria um senso de amizade, no qual os praticantes se motivam mutuamente, além de compartilharem experiências e celebrar as conquistas juntos. Isso não só torna os treinos mais agradáveis, mas contribui para um comprometimento e consistência.

Outra razão é a supervisão e orientação adequadas. Treinadores em um ambiente de grupo conseguem monitorar mais de perto a técnica de vários praticantes, fazendo correções em tempo real para garantir a segurança e eficácia dos movimentos.

Confira também: como começar a se exercitar?

Existe o risco de se lesionar com o crossfit?

Assim como qualquer outro esporte, o Crossfit pode, sim, oferecer o risco de lesões. Mas, somente se você não respeitar os limites do próprio corpo, fizer o excesso de alguma atividade física, não fizer a execução dos movimentos conscientemente ou não seguir as orientações do treinador.

E aí, conseguiu entender um pouquinho mais sobre o que é o CrossFit? O grande objetivo dessa modalidade é oferecer mais condicionamento físico e adaptar o corpo. Todos esses treinamentos refletem durante as nossas atividades do cotidiano, como andar de bicicleta, jogar bola, carregar algumas comprinhas ou até mesmo pegar nossos filhos no colo.

Se você gostou do conteúdo, continue a visita em nosso blog e veja mais dicas sobre alimentação, treinos e tudo do mundo fitness!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário