Independentemente de qual seja o seu objetivo, praticar atividades físicas sempre é uma boa escolha e garante diversos benefícios para a saúde, como a prevenção de doenças, por exemplo. Mas como começar a se exercitar?
Principalmente para quem nunca teve o hábito de fazer exercícios, o começo pode ser desafiador. Por isso, compartilhamos dicas que vão te ajudar a criar uma rotina saudável e, consequentemente, alcançar as suas metas. Confira quais são elas:
1. Defina os seus objetivos
O primeiro passo será definir quais são os seus objetivos. Ao determinar o que deseja, é possível investir nas atividades certas e na frequência ideal para ter resultados.
Dentre as possibilidades, você pode: fazer exercícios em casa para emagrecer, ganhar massa muscular, reduzir os níveis de gordura do corpo, ter mais qualidade de vida, adquirir mais resistência, dentre outras opções.
2. Consulte um profissional de saúde
Outro ponto importante para quem deseja saber como começar a se exercitar, é entender que a ajuda de um profissional acaba sendo indispensável. Somente ele pode indicar se você está realmente apto para iniciar a prática.
Nesse início, os especialistas que podem te acompanhar são: nutricionista, cardiologista, fisioterapeuta e endocrinologista.
3. Escolha o local de exercício
O local do exercício também merece atenção especial e a escolha certa pode te ajudar a gostar ainda mais de realizar a atividade. São inúmeras as alternativas, como academia, ao ar livre, em casa… Considere suas preferências e recursos disponíveis para selecionar a melhor opção.
Por exemplo, para quem deseja praticidade, exercitar-se em casa é a escolha perfeita. Para isso, é possível adquirir uma esteira elétrica, bicicleta ergométrica, simulador de caminhada, dentre outros aparelhos residências. Inclusive, todos esses equipamentos estão disponíveis na Dream Fitness.
4. Defina uma frequência alcançável
Após escolher a atividade e local em que ela será feita, é o momento de definir a frequência da realização. Lembre-se de ter o máximo de honestidade nessa etapa e considerar todas as suas limitações.
Em um cronograma realista, praticar exercícios de 3 a 4 vezes por semana está de bom tamanho. Gradualmente, você pode aumentar o número de dias.
5. Escolha atividades que você gosta
Você prefere exercícios dinâmicos ou gosta mais de atividades tranquilas? Para quem gosta de agilidade e movimento, correr, andar de bike, academia e crossfit são as melhores alternativas.
Se deseja algo mais calmo, pilates, caminhada, yoga, natação e dança são atividades que se encaixam na preferência e poderão proporcionar mais prazer e bem-estar.
6. Varie os tipos de exercícios
A 5ª dica mostrou que fazer o que se gosta é muito importante. Agora, a 6ª evidência que a variação de exercícios pode garantir o dinamismo necessário para levar os treinos adiante.
Sendo assim, inclua na sua rotina atividades aeróbicas, de flexibilidade, força, agilidade e resistência. Como consequência, você terá um treinamento completo e eficaz.
7. Aquecimento e resfriamento
O aquecimento e resfriamento também estão na lista de dicas para quem deseja aprender como começar a se exercitar. Ambos são responsáveis por garantir mais segurança, treinos duradouros e menores riscos de lesões.
Para aquecer, entenda a importância do alongamento e comece por eles. O resfriamento acontece depois do treino, é formado por movimentos lentos e deve durar, pelo menos, 5 minutos.
8. Comece devagar
Ao iniciar uma atividade física, sabemos que um dos principais desejos é observar os resultados o mais rápido possível. Isso pode fazer com que você ultrapasse os limites do seu corpo e mantenha uma rotina desgastante. Infelizmente, a longo prazo, isso terá diversos efeitos negativos, como o aparecimento de lesões e muito mais.
Por isso, comece aos poucos e aumente a intensidade e frequência de forma gradual, sempre respeitando os sinais de exaustão. Para te auxiliar nesse início, temos o produto ideal: a esteira eletrônica Dream Concept 2.5.
O equipamento dobrável é perfeito para uso residencial e conta com rodinhas para facilitar o transporte entre os cômodos. Além disso, esse modelo de esteira pode atingir a velocidade máxima de 16 km/h, possui 3 níveis de inclinação e oferece absorção de impactos para preservar suas articulações.
9. Fique hidratado e alimente-se bem
Manter a hidratação adequada e o consumo de alimentos saudáveis proporciona diversos benefícios, como: regulação do metabolismo, bom funcionamento digestivo e melhor absorção de nutrientes. Sendo assim, beba água mesmo que sem vontade.
Em relação à alimentação, defina antes se você deseja ter uma dieta para bulking ou cutting. O bulking tem o objetivo de ganho de peso e massa muscular. Já o cutting é um processo para reduzir a gordura corporal.
10. Ouça o seu corpo
A 10ª dica vai de encontro com o 4º e 8º tópico. Aprender a escutar o seu corpo e os sinais que ele dá, evita que você sofra as consequências de passar por uma grave exaustão.
Dentre os sinais que mostram que você ultrapassou os limites, estão: desequilíbrio, falta de coordenação motora, queda da pressão, náuseas, cãibras e aumento da frequência cardíaca.
11. Registre o seu progresso
Atualmente, existem diversas tecnologias que permitem o registro do seu progresso, como aplicativos de celular, por exemplo. Ao acompanhar esses registros, é possível ter mais motivação e saber o quanto você já evoluiu na prática.
Caso prefira, você ainda pode anotar o seu progresso em um caderno, escrevendo nele as calorias perdidas, medidas reduzidas e até mesmo o total das distâncias percorridas.
12. Considere orientação profissional
O último passo será considerar as orientações de um profissional da educação física. O personal entra em cena para te passar treinos personalizados e acompanhar, detalhadamente, todos os seus ganhos.
Esse especialista ainda é responsável por montar uma rotina personalizada, melhorar os treinos, dar instruções assertivas e te auxiliar a tomar melhores escolhas. O resultado são ganhos potencializados e mais rápidos.
Se nesse início você ainda não pode investir em um personal, compartilhamos dicas fáceis sobre o que fazer para ganhar massa muscular. Temos certeza que elas vão te ajudar!
Prontinho, agora você já sabe como começar a fazer exercícios e temos certeza que alcançará resultados incríveis, além de mais realização pessoal. Caso ainda tenha dúvidas ou deseja acrescentar outras recomendações, basta usar os comentários para compartilhar sua opinião.
Até mais!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?