O que é shape fitness: conceito, benefícios e como ter

O shape fitness é uma forma de manter uma boa forma física e ter o corpo desejado. Mas, afinal, o que é shape? No post de hoje, a Dream Fitness mostra para você todos os detalhes sobre o que é shape, seus benefícios e dicas de como conseguir conquistar um. Já antecipamos que envolve muita dedicação, determinação e uma boa alimentação. Continue a leitura e confira tudo na íntegra logo abaixo!

Afinal, o que é shape?

Saber melhor o que é o shape pode te ajudar a ter mais motivações para frequentar a academia. O shape nada mais é do que o corpo da pessoa no momento, ou seja, a estrutura física. Por isso, muitas pessoas dizem que querem “colocar o shape” apenas para se referirem a um tipo de corpo que desejam.

Mulher com roupa de academia rosa e shape definido

Para ter o corpo que deseja, é preciso trabalhá-lo da melhor forma por meio de exercícios específicos para cada biotipo (ectomorfo, endomorfo e mesomorfo). Dessa forma, com disciplina e determinação, é possível chegar ao corpo que deseja, ou seja, colocar o shape.

Quais os benefícios de ter um shape?

O benefício de ter um shape vai muito além da estética. Ter uma boa forma física garante a você saúde e bem-estar. Para entender mais, confira abaixo alguns dos benefícios que a Dream Fitness trouxe:

Garante uma vida saudável

De acordo com um artigo publicado pela RBAFS (Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde), exercícios habituais proporcionam uma melhora em nosso metabolismo, diminuição de gordura corporal, aumento de força muscular, etc. Isso evita o risco de ter doenças mais graves no futuro e garante ter uma vida saudável.

Mulher preparando sua comida saudável

Melhora o seu sono

Outro benefício é ter mais qualidade no sono. A prática de exercícios traz efeitos positivos, já que o corpo libera substâncias conhecidas como endorfinas, que melhoram o nosso humor.

Homem com o shape desejado

Eleva a autoestima

Com o passar do tempo, a prática de exercícios físicos muda a forma como você se enxerga. Por mais que os resultados sejam mínimos, ter a consciência de que o seu corpo está mudando já é positivo e isso garante uma maior autoestima e autoconfiança.

Mulher com a autoestima elevada

Ajuda na saúde mental

Ter uma boa forma física também é sinônimo de uma boa saúde mental. A prática regular de atividades físicas beneficia o cérebro, promovendo um aumento no fluxo sanguíneo, melhorando a capacidade de concentração e reduzindo os níveis de estresse.

Diminui ansiedade e depressão

A prática regular de exercícios físicos induz efeitos benéficos nos neurotransmissores, contribuindo para o equilíbrio neuroquímico. Além disso, essa prática desempenha um papel relevante na redução da tensão muscular, um dos fatores associados à ansiedade e depressão.

Ademais, a atividade física promove o aumento da temperatura corporal, propiciando uma sensação aprimorada de relaxamento muscular.

Previne doenças

Possuir um físico saudável está relacionado a um estado de bem-estar corporal, o que se reflete na redução significativa das possibilidades de desenvolver doenças cardíacas, hipertensão e distúrbios vasculares.

Um estilo de vida ativo, que inclui a prática regular de exercícios físicos, desempenha um papel fundamental na prevenção dessas enfermidades, uma vez que promove a otimização do fluxo sanguíneo por meio da estimulação circulatória.

5 Dicas para conseguir um shape na academia

Quando frequentamos a academia, existem métodos responsáveis por desenvolver todo o nosso corpo e fazer com que o shape seja alcançado. Para isso acontecer, é elaborada uma lista com os exercícios adequados ao seu objetivo e que irá auxiliar no seu desenvolvimento. Abaixo, elencamos algumas dicas para você se atentar durante os treinos na academia.

1. Faça o treino ABC

Para conquistar o shape, são utilizados alguns treinos para desenvolver o seu corpo, como o treino ABC, uma divisão dos músculos para ser treinado a cada dia. Veja abaixo como é dividido o treino:

  • A – Tríceps, peito e ombros;
  • B – Abdômen, bíceps e costas;
  • C – Treino de pernas completo.
Mulher levantando peso para garantir o shape desejado

Essa alternância é feita para que os músculos possam descansar adequadamente e serem trabalhados de maneira correta em determinado dia.

2. Fique atento aos seus movimentos

Com a lista de exercícios pronta, é preciso ficar atento aos movimentos. Para ter bons resultados e desenvolver o seu shape, faça os movimentos de maneira adequada e sempre conforme as instruções do personal trainer.

mulher praticando atividade de musculação

3. Pratique exercícios de cardiorrespiratórios

Não escute quem diz que cardio não serve para nada. Fazer o treino de cardio é essencial para o desenvolvimento do seu shape e ele é o grande responsável para você alcançar o seu objetivo. Corridas, por exemplo, promovem uma diminuição de gordura. Veja também em nosso blog um artigo sobre o que é cardio e para o que serve!

Homem praticando exercício de musculação e cardio ao mesmo tempo

4. Crie uma dieta balanceada e adequada

Após praticar seus exercícios, nada de consumir comidas ultraprocessadas. Para ter o shape, é preciso ter uma alimentação saudável e criar uma dieta balanceada e adequada ao seu biotipo.

5. Beba bastante água

Um fator importante durante seu desenvolvimento do shape é beber bastante água e líquidos, por conta da retenção. A hidratação ajuda na redução de inchaço, eliminação de toxinas e melhora o desempenho dos treinos.

Mulher fazendo o exercício de agachamento

Para você alcançar o shape de maneira mais adequada, é necessário investir em uma academia de qualidade, onde os treinos possam ser desenvolvidos corretamente e também para receber orientações precisas por meio de profissionais capacitados.

Curtiu o nosso conteúdo? Seria incrível se você pudesse compartilhá-lo nas redes sociais, assim mais pessoas poderão descobrir o incrível mundo fitness! Além disso, não deixe de conferir o nosso blog para mais artigos interessantes. Agradecemos sua visita e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 2)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário