O que é cardio e para que serve? Confira 10 exercícios!

O treino de cardio — a forma abreviada para se referir ao exercício “cardiovascular” — é adotado por pessoas com diferentes objetivos, desde aquelas quem têm o objetivo de emagrecer até as que procuram seguir um estilo de vida mais saudável. Porém, o termo pode causar confusão em quem está começando.

Por isso, viemos explicar tudo sobre o assunto: o que é cardio, por que ele é tão importante, quais são os famosos treinos dessa modalidade e como você pode acrescentá-los na sua rotina para ter um dia a dia mais ativo.

Então acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse tema tão falado!

O que é cardio?

O treino de cardio é um conjunto de exercícios aeróbicos que aumentam a frequência cardíaca. São aqueles que normalmente nos deixam bastante suados e ofegantes, por também aumentarem a frequência respiratória.

Existem diferentes tipos de intensidade no treino de cardio, que podem ser adaptadas de acordo com o objetivo e necessidade de cada praticante. Durante o treino, o corpo pede uma produção maior de oxigênio para continuar funcionando, por isso, todo sistema cardíaco acaba sendo fortalecido.

Para que serve cardio?

Os exercícios de cardio têm como principal objetivo o fortalecimento do sistema cardíaco como um todo, principalmente os pulmões e os músculos do sistema cardiovascular.

Mas não para por aí: os exercícios dessa modalidade são grandes aliados para a redução de gordura corporal e de celulites. Isso porque eles ativam o metabolismo aeróbio, e isso faz com que a gordura armazenada seja utilizada como fonte de energia — portanto, são essenciais para quem está em processo de emagrecimento saudável.

Além disso, esse tipo de treino auxilia na melhora da coordenação, diminui a ansiedade e o estresse, e proporciona um maior bem-estar.

Quando surgiu o conceito de cardio?

Acredita-se que o treino de cardio teve origem entre as décadas de 60 e 70, através dos estudos de um médico chamado Keneth Cooper. Também foi durante esses estudos que a eficácia do treino de cardio para a melhora do sistema cardiovascular e auxílio no emagrecimento acelerado foi comprovada. Porém, o treino de cardio só chegou ao Brasil por volta dos anos 80, quando foi batizado de Ginástica Aeróbica.

10 Treinos de cardio

Agora que já entendemos o que é cardio e quando surgiu, podemos comentar sobre os exercícios que integram essa modalidade de treino. Quando falamos em treino de cardio, existem diversas atividades que podem ser feitas com foco no emagrecimento e no fortalecimento do sistema cardiovascular.

Com a possibilidade de intensidades diferentes, você pode facilmente adaptar cada atividade de acordo com seu objetivo e sua necessidade naquele momento. Conheça a seguir alguns dos mais famosos treinos de cardio para você colocar em prática e aproveitar seus benefícios:

Corrida na esteira

Correr na esteira é um dos principais exercícios na hora de fortalecer o sistema cardíaco e é muito procurada por quem deseja secar o corpo, por conta do seu poder de queimar a gordura corporal com mais facilidade.

mulher fazendo esteira com um fone no ouvido

Esse tipo de atividade consegue desenvolver diversos grupos musculares, proporcionando um fortalecimento completo do corpo. Além de aumentar a resistência física, pode ser feito sem preparação e é facilmente adaptado a diversas realidades.

Leia também: Como correr na esteira? 6 dicas para começar já!

Natação

A natação é um dos exercícios que consegue proporcionar uma enorme melhora no sistema cardiovascular, além de garantir um excelente gasto de energia, uma vez que trabalha o corpo como um todo durante sua prática. A natação é uma atividade de baixo impacto, ou seja, pode ser realizada por pessoas de todas as idades.

homem fazendo natação em uma piscina

É claro que os ganhos não são apenas físicos, pois a natação também proporciona uma ótima sensação de bem-estar, melhorando sintomas de ansiedade, estresse, depressão e provocando o relaxamento.

Spinning

É chamado de spinning um conjunto de práticas de atividades de ciclismo realizada indoor e normalmente em grupo. Costumam ser aulas super dinâmicas e divertidas, com músicas que ditam o ritmo dos exercícios.

três mulheres fazendo Spinning em uma academia

Nesta atividade, existe a simulação de ambientes e condições normais no mundo externo, ou seja, subidas e descidas, como se realmente estivesse pedalando na rua. Normalmente, o spinning é praticado mais por mulheres e pode ser adaptado de acordo com o condicionamento físico de cada uma.

Nas principais vantagens do spinning, podemos destacar a tonificação que ele consegue proporcionar para a região das pernas e o fortalecimento muscular do corpo como um todo. Além de ser uma aula extremamente divertida.

Aproveite e veja os benefícios de treinar com uma bicicleta ergométrica.

Pular corda

Considerada uma brincadeira infantil, o ato de pular corda é um excelente exercício para quem deseja fortalecer o corpo e o sistema cardiovascular. Por ter a possibilidade de ser praticada em qualquer ambiente, essa atividade é muito prática e excelente para o funcionamento do corpo.

duas pessoa pulando corda

Pois, além de estimular o sistema cardiovascular, ela também consegue melhorar a coordenação, a concentração e tem alta capacidade de queimar calorias.

Remo

Sucesso nas academias, o remo é uma atividade que saiu das águas para atender ainda mais pessoas que desejam opções diferentes para o treino de cardio. Esse é um tipo de atividade que consegue trabalhar todos os músculos do corpo, fortalecendo-os simultaneamente. A queima calórica também é excelente, uma vez que pode chegar a queimar até mesmo 500 calorias em apenas 30 minutos de atividade.

homem sentado e um caiaque remando em um lago

Boxe

Para quem gosta das lutas, o boxe é uma opção muito interessante de treino de cardio. Através dessa atividade, você consegue fortalecer todos os músculos do corpo, além de deixá-los tonificados e ainda melhorar o seu foco e concentração. Esse é um tipo de treino dinâmico, que consegue emagrecer rapidamente, secando o corpo e melhorando a definição muscular.

homem de luva de boxe batendo em saco de pancada

Escalada

Chamada de escalada esportiva, essa também é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. Realizada nas academias, há as famosas paredes de escalada, a atividade fortalece e tonifica diversos músculos, pois todos precisam ser trabalhados na hora de realizar a atividade, além de melhorar a flexibilidade.

homem de capacete grudado em uma rocha

Os benefícios vão além dos físicos, pois a escalada também promove a superação do medo e ainda eleva a autoconfiança.

Polichinelo

Considerada uma atividade de baixa intensidade, o polichinelo também é um ótimo treino de cardio. Muito simples de ser feito, o polichinelo não precisa de nenhum tipo de acessório e pode ser realizado em qualquer ambiente, sem ajuda de um profissional.

Ou seja, ele pode ser colocado na sua rotina diária e ainda proporciona benefícios incríveis para seu corpo, principalmente se aliado a outras atividades e hábitos de alimentação mais saudáveis.

Escadas

Você sabia que subir e descer escadas também é uma ótima opção de treino de cardio? Essa atividade pode ser colocada em sua rotina como uma simples mudança de hábito ao trocar o elevador por subir a escada.

homem subindo uma escada

Mas também pode ser incluída como uma atividade, reservando alguns minutos por dia para subir e descer escadas. Além de melhorar as articulações, subir e descer escadas também aumenta sua força muscular e ajuda no emagrecimento mais rápido.

Dança

Não são apenas os males que são espantados no momento em que dançamos. O ato de dançar também é um tipo de atividade de cardio, que além de melhorar sua coordenação e agir positivamente em todo o seu corpo, também é uma atividade extremamente prazerosa e divertida.

Caso você nunca tenha feito nenhum tipo de atividade física ou sinta dores no corpo, vale a pena pedir orientação ao médico e contar com a supervisão de um profissional durante as atividades. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de lesão ou incômodo durante o treino.

Ao entender o que é cardio, encontrar a atividade que mais se adapta a sua rotina, necessidades e ao seu gosto, fica muito mais simples e rápido. Na maioria das vezes, o treino de cardio pode ser feito em casa, sozinho ou em grupo, com resultados que surgem em pouquíssimo tempo.

E se o seu principal objetivo for emagrecimento, aproveite e leia também “Melhores exercícios para emagrecer em casa“. Bom treino!

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Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

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