Garanta resistência com estes exercícios seguros de baixo impacto
Se você escolheu manter o corpo em movimento, mas ainda não encontrou uma atividade leve para começar, este conteúdo é o ideal. Separamos os melhores exercícios de baixo impacto para iniciar uma rotina saudável.
A seleção é formada por alternativas para fazer em casa ou em ambientes externos. As opções não oferecem riscos de lesões ou outros problemas. Pelo contrário, elas possibilitam o fortalecimento das articulações e, ao mesmo tempo, beneficiam a saúde mental.
A seguir, confira os detalhes sobre cada uma delas. No final do conteúdo, você poderá identificar qual mais combina com o seu estilo. Boa leitura!
1. Natação
Na lista de melhores exercícios para idosos, a natação é ideal para quem deseja se exercitar e interagir com outras pessoas. Considerada uma atividade completa, ela tem capacidade de trabalhar, de forma segura, diferentes áreas do corpo.
Dentre os benefícios da prática, está a capacidade de melhorar a circulação, tratar doenças respiratórias e auxiliar na perda de peso. Outro ponto positivo é que nadar influencia no humor, garantindo mais bem-estar para viver a vida.
2. Dança de salão
Para quem gosta de escutar música e aproveitar boas companhias, a dança de salão é a mais indicada. A atividade permite expressar os sentimentos, interagir com outras pessoas e trabalhar performances artísticas. Juntos, esses pontos positivos oferecem uma dose de energia para curtir momentos de qualidade.
Entre as melhorias da dança de salão, estão:
- Fortalecimento dos ossos;
- Redução do estresse e, por consequência, da ansiedade;
- Aumento da flexibilidade;
- Desenvolvimento de resistência para subir escadas, agachar para pegar itens no chão e muito mais.
3. Pedalar em casa
Se você quer estar em movimento sem sair de casa, investir em uma bicicleta ergométrica horizontal ou vertical é a melhor decisão. Com 30 minutos diários, você sentirá que todos os músculos estão prontos para desempenharem as suas respectivas funções.
No catálogo da nossa loja, temos versões compactas e resistentes. Os modelos disponíveis não sobrecarregam a coluna e melhoram o condicionamento físico sem desgastar a musculatura.
4. Pilates
Indicado para todas as idades, ele previne lesões, melhora a postura e evita doenças crônicas, como diabetes e pressão alta. O pilates também pode melhorar a coordenação motora e a mobilidade. Dessa forma, quem pratica aproveita os benefícios de caminhar com facilidade e realizar outras tarefas do dia a dia sem dificuldades.
Para assegurar as vantagens compartilhadas, aconselhamos buscar um profissional. Geralmente, o pilates é dado por um fisioterapeuta ou outro profissional da saúde.
5. Yoga
Relaxante, o yoga é responsável por proporcionar momentos de bem-estar e equilíbrio. Não à toa, ele é um dos principais exercícios de baixo impacto para fazer em casa. Considerada uma alternativa de baixo custo, a prática necessita apenas de um colchonete, uma garrafa de água e disposição.
No que diz respeito às aulas, existem vídeos gratuitos na internet, como os presentes no YouTube. Para aproveitar os benefícios da atividade, separe 40 minutos diários para colocar em ação as técnicas ensinadas pelos instrutores.
6. Caminhada na esteira
Você ainda precisa de motivos para começar uma atividade física em casa? Então, a caminhada na esteira vai te convencer. Por ser uma opção leve, ela pode ser feita enquanto você assiste vídeos no celular, sua novela favorita do momento, um filme ou conversa com outras pessoas.
Para começar, basta investir em uma esteira ergométrica de qualidade, como as presentes na Dream Fitness. A nossa seleção é formada por alternativas fáceis de transportar entre os cômodos. Os modelos oferecem diferentes funcionalidades, como velocidade, batimentos cardíacos e distância percorrida.
7. Exercícios em elíptico
Para as pessoas que estão em busca de um exercício de baixo impacto para melhorar a respiração, os realizados em elípticos são perfeitos. As atividades feitas no equipamento são livres de impactos, portanto não se preocupe com lesões.
O item permite que você encontre o ritmo perfeito quando for realizar os treinos. Com ele, você pode caminhar, fazer pequenas corridas e, até mesmo, alongar o corpo. Caso não conheça o aparelho, indicamos que conheça os elípticos disponíveis em nosso catálogo. Eles possuem descrições completas para te ajudar a identificar as funcionalidades.
8. Exercícios com faixa elástica
Outros exercícios de baixo impacto para fazer em casa são os feitos com o auxílio da faixa elástica. Barato e fácil de encontrar, o item permite realizar treinos sentados ou em pé para movimentar os braços, pernas, quadril e outras partes do corpo.
A partir disso, aproveite o aumento da resistência física e a melhora da flexibilidade. Para quem escolheu começar a fazer pilates ou yoga, a faixa pode ser usada para alongar os membros antes das aulas.
9. Treino de flexibilidade
Os treinos de flexibilidade auxiliam as atividades de baixo impacto compartilhadas no conteúdo. A partir da execução do exercício, é possível reduzir as dores após os treinos, além de aperfeiçoar os movimentos realizados durante as práticas.
Exemplos de treinos de flexibilidade são:
- Alongamento de panturrilha;
- Girar o tronco de um lado para o outro;
- Estirar as pernas;
- Alongar os braços contra a parede.
O que é um exercício de baixo impacto?
Indicados para pessoas que não podem realizar movimentos intensos, as práticas de baixo impacto oferecem suavidade para não colocar estresse nas articulações. Apesar de ser uma atividade leve, ela garante inúmeros resultados positivos para o corpo e para a mente.
Agora que sabe quais são os melhores exercícios de impacto reduzido para fazer em casa ou em outros ambientes, desejamos bons treinos. Lembre-se de começar aos poucos e respeitar os limites do seu corpo. Caso precise de ajuda, conte conosco.
Até o próximo post!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?