Atividade física em casa: 7 motivos para começar

Incluir atividades físicas na rotina oferece inúmeros ganhos e isso não deve ser uma novidade para você. Além das possibilidades de frequentar uma academia e realizar atividades ao ar livre, existe a alternativa de manter o corpo em movimento sem sair de casa.

Entendemos que optar por esse formato de exercícios pode parecer desafiador, afinal, é possível ter resultados e manter a constância dessa forma? A resposta é sim. Ao colocar esse hábito em ação, você garante inúmeros ganhos, como melhorar a qualidade do sono e reduzir os níveis de estresse.

Para entender se esse tipo de atividade combina com o seu estilo de vida, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Nele, listamos os benefícios da prática, ensinamos como treinar em casa e muito mais. Confira!

Por que fazer exercícios em casa? Conheça os benefícios

Você tem uma rotina corrida e destinar um tempo para os exercícios é uma tarefa difícil? Então, malhar em casa é a melhor decisão. Isso porque, ao optar por esse formato, não é preciso ter um horário fixo para realizar o treino. Consequentemente, a constância aumenta e os resultados aparecem mais rápido.

Mulher sentada ao chão e realizando alongamento unindo mãos com os pés

Além dessas vantagens, conheça outros motivos para fazer atividade física em casa!

1. Economia de tempo

O primeiro ganho oferecido pelos treinos residenciais é o de tempo. Nessa opção, não é necessário perder minutos com o deslocamento, basta colocar uma roupa e começar. As horas economizadas podem ser destinadas a outras atividades, como sair com a família, ler um livro ou relaxar com a sua própria companhia.

Mulher em sala de TV, realizando flexão apoiada em banco

Além disso, você tem a possibilidade de definir qual será a duração dos exercícios. Por exemplo, em um dia corrido, o treino funcional é uma excelente alternativa, pois com apenas 30 minutos você consegue perder calorias e, ao mesmo tempo, trabalhar diferentes músculos do corpo.

2. Praticidade

A praticidade é um dos diferenciais de fazer exercícios em casa. A partir do momento que você adere ao formato residencial, todo horário é um bom horário para se movimentar, algo que não é possível em academias e outros espaços.

Mulher realizando atividade física em casa, especificamente pedalando em bicicleta ergométrica - Dream Fitness

Vale ressaltar que os ganhos são os mesmos, independentemente do ambiente. Isso porque, os benefícios de correr na esteira da academia ou da sua casa são iguais, da mesma forma que os outros exercícios também oferecem as mesmas vantagens — tudo depende da execução realizada.

3. Conforto

O seu lar é um ambiente tranquilo, ou seja, os treinos realizados nele são livres de incômodos, como a necessidade de dividir equipamentos. Além disso, você não precisa escolher as melhores roupas ou pensar na aparência, focando exclusivamente no conforto.

Mulher realizando atividade física em casa, com braços e uma perna apoiando ao chão, outra perna levantada

A facilidade para beber água e realizar lanches também são destaques. Para concluir, é possível ligar o ventilador ou o ar-condicionado quando desejar, aspectos responsáveis por manter o ambiente na temperatura desejada e torná-lo aconchegante.

Para as pessoas que estão em busca de sequências personalizadas com foco nos membros inferiores, compartilhamos os melhores treinos de perna para fazer em casa. Acesse e aproveite!

4. Economia de dinheiro

A responsabilidade de ter que pagar uma mensalidade pode pesar no orçamento, principalmente quando você paga e não vai. Sendo assim, montar um espaço para fazer exercícios é sinônimo de economia de dinheiro. Com o valor guardado, invista em novos aparelhos, comprar alimentos saudáveis, dentre outras possibilidades.

5. Mais higiene

Infelizmente, os espaços destinados para atividades físicas podem não ser tão higiênicos. Isso ocorre devido à grande circulação de pessoas, na qual a limpeza não consegue acompanhar a demanda.

Por isso, ao começar a malhar em casa, garanta melhores condições sanitárias e evite contaminações causadas por vírus e bactérias.

6. Variedade de exercícios

As lotações em centros de atividades físicas podem impedir que mais exercícios sejam realizados em um único dia. Esse problema é facilmente resolvido com os exercícios realizados em apartamentos e casas.

Esse formato permite que opções de treinos full body sejam colocados em ação, sem precisar contar com a sorte de ter os aparelhos desejados livres.

7. Privacidade

Para completar a nossa lista de vantagens, temos a privacidade. Em seu lar, não há a necessidade de se preocupar com pessoas olhando ou te julgando por qualquer razão. O resultado é o aumento do bem-estar, potencializando a sensação de relaxamento oferecida pelas atividades físicas.

Exercícios em casa: como fazer?

Engana-se quem acredita que para treinar é preciso investir em diversos equipamentos. A verdade é que esse formato exige apenas compromisso. Em relação aos materiais necessários, você precisa apenas de roupas confortáveis.

Criar uma rotina também é um passo importante. Para isso, tente estipular um tempo diário para a realização das atividades e escolher um espaço sem distrações. No que diz respeito ao monitoramento, existem aplicativos de treino para guiar os exercícios. Inclusive, separamos os principais para te ajudar. Confira!

Fazer exercícios em casa dá resultado?

A partir do momento que uma constância é estabelecida e a dificuldade aumentada gradualmente, os treinos residenciais oferecem diversos resultados. Na lista de ganhos, temos:

Mulher com braços e pernas apoiados ao chão, em sala de TV, ao mesmo tempo olhando notebook
  • Redução do estresse e da ansiedade;
  • Aumento da qualidade de vida;
  • Diminuição de doenças crônicas;
  • Melhora do condicionamento físico;
  • Aumento de força;
  • Maior flexibilidade;
  • Melhora da saúde óssea.

Esses e outros motivos tornam o formato ideal para quem deseja estar em movimento. Caso tenha se identificado com ele, recomendamos investir em um aparelho residencial, como uma bicicleta ergométrica. Na Dream Fitness, temos modelos verticais e horizontais resistentes.

As alternativas disponíveis possuem descrições completas para te ajudar na escolha. Escolha uma das versões presentes no catálogo e potencialize os seus treinos.

Agora que sabe como malhar em casa, esperamos que comece o quanto antes. Afinal, quanto mais cedo iniciar, mais rápidos serão os resultados. Bons treinos e até mais!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário