Exercícios para idosos: veja quais são os 9 mais indicados

Se escolheu estar em movimento e deseja saber como começar a se exercitar, este conteúdo é para você. Antes de tudo, queremos parabenizar a sua atitude. Isso porque, apesar de ser crucial para o bem-estar, envelhecer com saúde não é uma prioridade para todas as pessoas.

No post de hoje, reunimos as melhores opções de exercícios para idosos. Quando incluídos na rotina, eles oferecem inúmeros benefícios, como o retardamento do processo de envelhecimento, e o controle de algumas limitações, como agachar para pegar uma roupa que caiu no chão.

São alternativas fáceis de colocar em prática, inclusive, algumas são feitas em casa sem o auxílio de nenhum item adicional. Basta ter motivação para começar — temos certeza que coragem não é um problema para você. Continue a leitura e conheça a lista completa!

Quais são os melhores exercícios para idosos?

Ideais para melhorar a saúde física e mental, as práticas direcionadas à terceira idade conseguem movimentar diferentes áreas do corpo. Dessa forma, é possível potencializar os ganhos e, consequentemente, garantir autonomia para viver a vida da forma que desejar, seja para correr atrás dos netos, viajar e muito mais.

Para facilitar a execução, explicamos tudo sobre cada uma das atividades físicas para idosos compartilhadas. Confira:

1. Hidroginástica

Ideal para a coordenação motora, a hidroginástica é uma atividade relaxante, além de ser perfeita para a socialização. Ela permite o fortalecimento dos músculos e o aperfeiçoamento da respiração. Outro benefício está relacionado à melhora do sono, graças à toda energia gasta nos movimentos.

Duas mulheres idosas realizando atividades físicas dentro de piscina

Geralmente, as aulas costumam ter cerca de uma hora, podendo variar para mais ou para menos. Vale ressaltar a importância de respeitar os próprios limites, ou seja, se sentir que não consegue fazer 60 minutos de exercícios, ajuste conforme a sua capacidade.

2. Caminhada

Indicada para manter o peso ideal e melhorar o condicionamento físico, a caminhada pode ser feita individualmente ou em grupo. Independentemente da escolha, ela proporciona inúmeras vantagens, como o fortalecimento dos ossos, o controle da ansiedade e a redução de doenças cardiovasculares.

Casal de idosos praticando atividade física de corrida em esteiras

A atividade pode ser feita na rua ou em casa com uma esteira. Para quem escolher caminhar confortavelmente sem sair de casa, é necessário conhecer os tipos de esteira para investir na versão que melhor atenderá às necessidades.

3. Pilates

Você deseja melhorar a flexibilidade? Então, adicionar o pilates na rotina é perfeito, não à toa, ele é considerado uma das melhores atividades físicas para idosos. A partir dela, é possível controlar a hipertensão e reduzir a pressão existente entre as articulações.

Mulher idosa com braços apoiados em chão, realizando pilates

A coordenação também entra na lista de benefícios. Isso porque, quando o aspecto é desenvolvimento, quedas são evitadas, reduzindo as chances de fraturas e outros problemas graves.

4. Dança

Além de proporcionar alegria e momentos de entretenimento, a dança permite entrar em sintonia com os seus desejos. Com ela, você pode reviver memórias e relembrar que não importa a idade, sempre é um bom momento para se fazer o que gosta.

Três mulheres idosas praticando dança

Em relação à saúde, ela evita o ganho de peso, reduz a hipertensão, melhora o equilíbrio e trata doenças emocionais, como a depressão.

5. Natação

Semelhante à hidroginástica, a natação também oferece a melhora da respiração. A diferença é que a natação reúne movimentos técnicos, contribuindo para a resistência e para a força muscular. A atividade pode ser feita em grupo ou de forma individual. Caso tenha piscina em casa, contratar um profissional da área é uma possibilidade, pois oferece mais praticidade.

6. Yoga

Entre as práticas destinadas ao equilíbrio do corpo e da mente, o yoga é ideal para as pessoas da terceira idade que estão em busca de uma proposta tranquila. Além de controlar a emoção, os movimentos da prática permitem que o idoso relaxe e, ao mesmo tempo, alivie as dores musculares.

Mulher sentada ao chão com braços unidos e esticados para cima praticando yoga

Os exercícios realizados também conseguem garantir boas noites de sono, reduzir a pressão sanguínea, diminuir a ansiedade da fase e potencializar o bom condicionamento físico.

7. Alongamentos

Os alongamentos podem ser feitos em conjunto com todas as atividades compartilhadas até o momento, afinal, quando inseridos, eles garantem que as outras práticas sejam feitas com eficácia e qualidade.

Mulher sentada ao chão, orientando casal de idosos a realizarem exercício de alongamento

Na Dream Fitness, o assunto não é novidade. Dentre os conteúdos publicados, temos um especial com dicas de alongamentos para a lombar, ideal para quem sofre com dores na região. Acesse e aproveite as indicações!

8. Exercícios de fortalecimento muscular

Com o passar dos anos, é esperado que os músculos percam a força e, devido a isso, alguns problemas surgem, como a perda do equilíbrio. Para reverter a situação e aprender como melhorar o condicionamento físico, algumas atividades para o fortalecimento muscular devem ser inseridas na rotina. Na lista das principais, estão:

Casal de idosos realizando exercícios de fortalecimento muscular
  • Agachamento na cadeira ou no banco;
  • Elevação dos ombros;
  • Rosca direta;
  • Prancha isométrica;
  • Desenvolvimento com halteres.

9. Exercícios de musculação para idosos

Os exercícios de musculação para idosos também são indispensáveis para as pessoas que desejam envelhecer da melhor forma. Cada indivíduo possui as próprias limitações, portanto, indicamos contar com a ajuda de um profissional para realizar a atividade com a carga de peso ideal.

Idoso realizando exercício de agachamento ao ar livre

Quando feita incorretamente, a musculação pode gerar lesões e outros problemas. A seguir, separamos algumas sequências usadas na prática. Veja quais são elas:

  • Agachamento livre;
  • Supino;
  • Puxada supinada;
  • Remada;
  • Cadeira abdutora;
  • Repetições com elásticos.

Além dos exercícios, vale a pena incluir corridas em esteira, já que não é novidade os benefícios que correr na esteira proporciona.

Qual é o melhor exercício para quem já passou dos 60?

A resposta pode variar, pois depende das limitações e das necessidades de cada pessoa. Por exemplo, para um idoso que deseja melhorar o condicionamento físico, a caminhada é a alternativa ideal, já que ela permite movimentar o corpo para garantir resistência muscular.

Quais exercícios os idosos devem evitar praticar?

Antes de iniciar qualquer tipo de exercício, o idoso deve procurar um profissional da saúde para compreender como está a saúde no momento. Com o resultado em mãos, é possível saber quais atividades oferecem risco para o bem-estar e, consequentemente, devem ser evitadas.

Que tipos de exercícios melhoram o equilíbrio nos idosos?

Inúmeros exercícios para idosos podem proporcionar o aumento do equilíbrio. Dentre as alternativas, estão: dança, yoga, caminhada e pilates.

Mulher sentada ao chão realizando exercício de equilíbrio

Agora que finalizou a leitura, chegou o momento de incluir as opções que mais gostou na sua rotina. Lembre-se de começar aos poucos e respeitar os limites do corpo. Outro ponto importante é manter uma constância para não parar mesmo quando não existir tanta motivação.

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda, estamos aqui para te auxiliar. Conte com a Dream Fitness para ter hábitos saudáveis. Até o próximo post!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário