Conheça 12 esportes de areia para treinar na praia

Quem não ama praia, não é mesmo? Sol, mar e areia são as melhores combinações que existem nesse mundo. E para deixar ainda melhor, que tal alguns treinos na areia? Existem diferentes esportes criados justamente para a prática na praia, como esportes adaptados ao ambiente, como o futebol.

Além disso, praticar esportes de areia traz diferentes benefícios para o seu corpo, como na melhora do humor, autoestima e, até mesmo, na mudança do corpo físico externo.

No post de hoje, a Dream Fitness traz para você 12 esportes de areia para praticar na praia durante suas férias, ou quando você desejar. Continue a leitura e confira mais detalhes de todos os esportes!

1. Beach Tennis

Esse é um esporte criado recentemente, com apenas 30 anos de existência. Ele surgiu na Itália e começou a se tornar profissional em 1996, quando algumas regras do tênis foram inseridas no esporte.

Dois homens jogando beach tennis e pessoas assistindo

Para poder jogar o beach tennis, você pode jogar em duplas ou no um contra um, vai da sua preferência. Para praticar o esporte, é simples: basta devolver a bola ao campo adversário sem que ela toque no chão. São usadas raquetes para jogar a bolinha ao outro lado.

2. Frescobol

O frescobol é um esporte criado no Brasil e, claro, surgiu nas areias do Rio de Janeiro. Por isso, é muito comum encontrar os amantes do frescobol praticando o esporte à beira-mar. Esse pode ser considerado um ótimo exercício aeróbico e também para se divertir!

O esporte tem como objetivo manter a bola em movimento fazendo o uso de raquetes. Diferentemente do beach tennis, o frescobol não precisa de uma rede. Pode ser jogado em duplas ou trios, e não existe um vencedor — assim fica bom para todos, não acha?

3. Mergulho

Saindo um pouco da areia, agora é hora de entrar no mar. O mergulho é uma atividade que chama muita atenção e é perfeito para quem tem a alma de explorador.

Pessoa fazendo mergulho em alto mar

Para praticar o mergulho, é necessário contar com os equipamentos adequados, como roupa, máscaras e óculos especiais. Além disso, você também pode fazer uso de um cilindro de oxigênio para aumentar ainda mais o seu tempo embaixo do mar!

4. Caminhada na areia

A caminhada por si só já é prazerosa, mas imagine caminhar à beira do mar em um lindo dia ensolarado ou no final da tarde com o pôr-do-sol? Fazer caminhada com suas músicas preferidas no fone e observando a paisagem é quase que uma terapia.

Se você acha que não dá para perder uns quilinhos enquanto está na praia, saiba que caminhar em areia fofa tem seus benefícios, como tonificação da panturrilha, melhor condicionamento cardiovascular e menos esforço nas suas articulações. E aí, pronto para caminhar na areia?

5. Futevôlei

Provavelmente em algum momento você já se deparou com algumas pessoas jogando uma espécie de vôlei com os pés na praia. Bem, esse é o chamado Futevôlei, que foi uma modalidade de esporte criada na nossa “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro.

Duas duplas jogando futevôlei

As regras do esporte são similares ás do vôlei, mas também iguais às do futebol. Ou seja, vale coxa, ombro, pés, cabeça, peito, mas nada de mãos ou braços. O jogo é realizado em duplas ou com até 4 pessoas. O jogo oficial é feito em 2×2.

6. Vôlei de praia

Vamos falar sobre vôlei de praia, um esporte super popular nas praias do Brasil. Ao contrário do vôlei normal, aqui são dois times com 2 ou 4 jogadores cada, jogando em uma quadra de areia. A ideia é não deixar a bola cair no chão e mandá-la de volta para o time adversário usando, no máximo, 3 toques. Simples assim!

7. Futebol de areia

O que é melhor do que futebol? Futebol e praia! O futebol de areia é semelhante ao futsal, contando com 5 jogadores em um time, incluindo o goleiro. Uma característica forte do futebol de praia são suas lindas jogadas feitas no ar, já que a bola não flui tão bem na areia.

Pessoas na praia jogando bola

8. Slackline na praia

No slackline, você se equilibra em cima de uma fita estreita e flexível, geralmente presa entre dois pontos fixos, como árvores ou postes.

Homem praticando o esporte Slackline na praia

Os praticantes desse esporte de areia fazem manobras e movimentos acrobáticos. Se é a sua primeira vez, você pode apenas atravessar de um ponto a outro andando. O importante é se equilibrar! Esse é um esporte que vem se popularizando cada vez mais nas praias.

9. Frisbee como esporte de praia

O frisbee é aquele objeto em formato de disco feito de plástico e lançado no ar. Com o frisbee, é possível criar vários jogos de lançamento, criando sistemas de pontuação para quem consegue lançar mais longe ou pegar mais vezes o objeto. Esse é um esporte que pode ser praticado por várias pessoas e, até mesmo, com o seu cão!

10. Corrida na praia

Da mesma forma que a caminhada é benéfica, a corrida também é. Para quem busca se sentir bem e ter uma vida melhor, essa é uma ótima opção. Se você nunca fez uma corrida antes, saiba como começar a correr e dicas para tornar isso um hábito aqui mesmo em nosso blog!

Assim como caminhar na areia fofa tem seus benefícios, a corrida também. E nada melhor do que praticar esse esporte na areia enquanto contempla o azul do mar e finalizar sua corrida tomando um banho refrescante no mar, não é?

11. Windsurf

O windsurf é como uma mistura entre o surfe e a vela. Ele faz parte das Olimpíadas e envolve deslizar sobre a água com uma prancha que tem uma vela acoplada, impulsionada pelo vento. Algumas pessoas acham que o windsurf não é tão emocionante quanto o surfe. Nesse esporte, também é possível fazer manobras e deslizar sobre as ondas!

12. Yoga na beira-mar

Por último, temos uma atividade que por si só já é prazerosa e revitalizadora, mas combinada com a praia, ela se torna uma verdadeira terapia. O clima agradável, o vento e o som das ondas quebrando se tornam um ambiente perfeito para a meditação.

Mulher praticando yoga na praia

O yoga tem o objetivo de harmonizar o corpo com a mente e a respiração por meio de técnicas de postura e respiração. Essa prática traz uma série de vantagens, como alegria, concentração, tranquilidade, agilidade, resistência e diversos outros benefícios.

Quais são os benefícios de praticar esportes na praia?

Fazer esportes na areia tem seus benefícios para a saúde. O ambiente da praia é um dos fatores que potencializam esses fatores. Com a prática dos esportes, a sua autoestima aumenta, seu corpo muda e seu humor também.

Abaixo você confere quais são os benefícios de se praticar esportes de areia:

  • Fortalece os músculos: por exemplo, praticar Beach Tennis ajuda na tonificação dos músculos e com a regularidade, ajuda a moldar o seu corpo;
  • Queima calorias: praticar qualquer um dos esportes citados acima incentiva a queima de calorias. Isso se deve pelo terreno, já que o dinamismo na areia é maior;
  • Melhor condicionamento físico: manter uma prática consistente de exercícios físicos melhora a nossa aptidão mesmo em meio a uma rotina agitada cheia de surpresas.
  • Saúde para o coração: exercitar na areia é uma maneira saudável de fortalecer e melhorar o sistema cardiovascular;
  • Combate ao colesterol: com o corpo em movimento intenso na areia, o excesso de gordura é eliminado e mantém o corpo em manutenção;
  • Evita lesões: a areia amortece a maioria dos impactos causados pelos movimentos dinâmicos do esporte.

Os esportes para treinar na praia são variados e todos eles proporcionam benefícios diferentes. Além de estar com amigos e familiares, você também aproveita para admirar a beleza do litoral, da brisa costeira e dos momentos felizes que esse lugar único transmite.

Gostou do nosso conteúdo? Continue a leitura em nosso blog para ler mais artigos semelhantes a esse. Não se esqueça também de acompanhar as nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece na Dream Fitness. Esperamos que tenha aproveitado o post e até a próxima!

Leia também: correr ou caminhar – qual é o melhor? Confira!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário