O que é exercício aeróbico? Entenda sua importância!

O exercício aeróbico é uma forma popular de atividade física que envolve o aumento da demanda do corpo por oxigênio. Esses exercícios são caracterizados por atividades de intensidade moderada realizadas por períodos prolongados, como caminhadas, corridas, ciclismo, natação e dança.

Quando praticado regularmente, o exercício aeróbico pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o risco de doenças crônicas e melhorar o bem-estar mental. Neste post, vamos explicar o que é o exercício aeróbico, seus benefícios, alguns exemplos e também dicas para te ajudar a praticar esse tipo de atividade física. Bora?

Afinal, o que é exercício aeróbico?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que utilizam o oxigênio para gerar energia. Geralmente, são praticados por períodos relativamente longos de tempo com intensidade leve e moderada. O foco principal desse tipo de atividade física é a duração dos movimentos, e não a intensidade do exercício.

Mulher e homem correndo na esteira

Muitas pessoas acham que os exercícios aeróbicos e o chamado “cardio” são coisas diferentes, mas isso não é verdade. O aeróbico também é chamado dessa forma, pois aumenta a capacidade cardiorrespiratória e melhora a resistência física do praticante. Ou seja, melhora a capacidade individual de realizar exercícios físicos, impactando no sistema respiratório (pulmões) e cardiovascular (coração).

Quais são os exercícios aeróbicos?

Existem diversos tipos de exercícios aeróbicos, entre eles estão:

  • Corrida;
  • Caminhada;
  • Ciclismo;
  • Dança;
  • Natação;
  • Jump;
  • Elíptico.
Grupo de pessoas em uma aula de dança

Vale ressaltar que é muito importante que esses exercícios sejam feitos com uma certa frequência, e não periodicamente. Segundo a Associação Americana do Coração, é indicado que todos pratiquem no mínimo 150 minutos de atividade aeróbica moderada, ou 75 minutos de exercício intenso semanalmente.

Confira 6 benefícios do exercício aeróbico

O exercício aeróbico é uma ótima forma de emagrecer, mas, além disso, promove diversos benefícios para o corpo e para a mente. Venha ver alguns dos principais benefícios dessa prática:

1. Melhora a capacidade cardiorrespiratória

Conforme comentado anteriormente, os exercícios aeróbicos melhoram a capacidade cardiorrespiratória. Com isso, atua diretamente na saúde do coração. Afinal, com esse tipo de exercício, as placas de gordura que entopem veias são evitadas, prevenindo diversos problemas coronários.

Homem correndo na esteira em casa

Além disso, o sistema respiratório também é muito beneficiado. Isso acontece porque o corpo aprende a utilizar melhor o oxigênio que recebe.

2. Ajuda a melhorar o humor e a qualidade de vida

A prática de exercícios físicos produzem endorfina no corpo, o hormônio responsável por inibir o estresse e a irritação. Ou seja, as atividades aeróbicas fazem com que as pessoas se sintam mais satisfeitas consigo mesmas e promovem a sensação de felicidade e bem-estar. Além disso, os hormônios responsáveis pelo estresse (adrenalina e cortisol) são reduzidos.

3. Melhora a circulação e reduz a pressão arterial

Os exercícios aeróbicos fazem com que a velocidade e qualidade da circulação de sangue no corpo melhorem muito. Além disso, também reduzem a quantidade de gordura no corpo. Esses dois fatores influenciam diretamente na redução da pressão arterial, sendo muito indicado para pessoas que sofrem de hipertensão, a famosa pressão alta.

Pessoas fazendo jump

4. Fortalece o sistema imunológico

O sistema imunológico é responsável por proteger o corpo de bactérias, vírus e demais agentes que causam doenças. A prática dos exercícios aeróbicos fortalece esse sistema e reforça as defesas naturais do corpo. Ou seja, aqueles que praticam atividades aeróbicas ficam menos doentes e se recuperam mais facilmente.

Homem praticando natação

5. Fortalece a musculatura do corpo

Apesar da hipertrofia não ser o objetivo principal dos exercícios aeróbicos, essas atividades fortalecem a musculatura do corpo para a realização de atividades cotidianas. É um fortalecimento gradual e demora para acontecer, mas faz uma diferença significativa com o passar dos meses.

Homem treinando em um elíptico

6. Colabora com a saúde dos ossos

As atividades aeróbicas fortalecem as articulações do corpo. Além disso, são fundamentais para a sintetização das substâncias formadoras dos ossos, as proteínas e o cálcio. Isso faz com que diversas doenças ósseas sejam prevenidas, como a osteoporose.

Mulher se preparando para uma corrida

Qual é a diferença entre o aeróbico e o anaeróbico?

Conforme citado anteriormente, os exercícios aeróbicos estão relacionados com as atividades que precisam do oxigênio para produzir energia. Elas possuem intensidade moderada e são mais demoradas, pois o corpo é capaz de fornecer energia suficiente para sustentar a atividade por um período longo. Exemplos de atividades aeróbicas incluem caminhada, correr, andar de bicicleta, nadar e dançar.

Mulher pedalando na academia

Já os exercícios anaeróbicos não utilizam o oxigênio para produzi energia, e sim a fosfocreatina — uma fonte de energia armazenada no próprio músculo. Esse tipo de exercício possui alta intensidade e são de curta duração, afinal, essa fonte energética é utilizada rapidamente e pode causar fadiga muscular em pouco tempo.

Ambos os tipos de exercícios têm seus próprios benefícios e podem ser incorporados em um plano de treinamento equilibrado.

Dicas para praticar exercícios aeróbicos

Se você é iniciante na prática e está meio perdido sem saber por onde começar, isso é normal! Primeiramente, comece as atividades com calma e respeite os limites do seu corpo. Ou seja, se sentir algum desconforto ou estiver muito cansado, pare e descanse.

Além disso, o recomendado é que sempre antes de iniciar uma nova atividade física, você procure um médico para realizar uma avaliação física. Após a liberação profissional, procure estar o mais confortável possível quando for se exercitar. Isto é, use roupas confortáveis, um calçado ideal para a prática e sempre se mantenha bem hidratado.

É importante lembrar que qualquer programa de exercícios deve ser adaptado às suas necessidades e habilidades individuais, sempre buscando orientação de um profissional qualificado da área!

Esperamos que esse post tenha sido útil para você e tirado todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aproveite e confira nosso conteúdo sobre treinos de força em casa. Até a próxima!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário