Lista com 8 alimentos ajudam na recuperação muscular

De nada adianta treinar bem, fazer um bom cardio e, ao chegar em casa, se alimentar de forma errada, ingerindo altas quantidades de açúcar e alimentos extremamente gordurosos. Existem alimentos que ajudam na recuperação muscular para repor as energias necessárias para o treino do dia seguinte.

Pensando em te ajudar, a Dream Fitness preparou um post falando dos principais alimentos que contribuem para a recuperação muscular após um treino, independentemente do local em que foi feito.

Confira abaixo todos os detalhes!

1. Carnes magras

Começando pela carne magra, que é ótima fonte de proteína, e alguns cortes como coxão duro, maminha, patinho e filé mignon podem ser uma opção na sua dieta.

Carne bovina sem gordura assada e com pedaços picados em cima de chapa

É preciso se atentar a alguns cortes que, por terem uma alta quantidade de proteína, também podem vir acompanhados de alto teor de gordura. Algumas dessas carnes são costelas, contra filé, miolo de alcatra, acém e picanha.

Essas carnes também devem ser evitadas para quem procura por alimentos para ganho de massa muscular.

2. Ovos

A clara dos ovos é uma excelente fonte de proteína, que, inclusive, também conta com uma boa fonte de albumina. O ovo é uma iguaria que tem ferro e vitaminas do complexo B, e isso significa que ele melhora todo o transporte de nutrientes no seu organismo e a oxigenação.

Tigela com vários ovos cozidos cortados ao meio com cheiro verde picado

Dessa forma, os seus músculos recebem todos os nutrientes necessários após o treino e, consequentemente, têm uma boa recuperação.

3. Leite, iogurte e produtos lácteos

Se você está pensando nos motivos para começar atividades físicas em casa, uma boa vantagem é consumir alimentos como leite, iogurte e outros produtos lácteos.

Cinco potes de vidro todos eles com iogurte e pedaços de frutas picadas

Esses são alimentos que facilitam a regeneração dos seus músculos depois de correr na esteira ou então após fazer algum tipo de exercício físico. Ah, e também é uma ótima forma de você se reidratar!

4. Leguminosas

Como não falar das leguminosas quando temos uma lista de alimentos que ajudam na recuperação muscular? Um dos grupos de alimentos mais versáteis para você inserir na sua dieta.

Panela de cor escura com feijão carioca cozido

Itens como lentilha, soja, grão-de-bico, amendoim e feijão são ótimas fontes de proteína e fibra, ajudando na recuperação muscular depois daquele treino feito da melhor maneira possível. As leguminosas também podem ajudar a melhorar os níveis de glicemia e colesterol, trazendo sensação de saciedade.

5. Oleaginosas

As oleaginosas são nozes que possuem uma boa fonte de gordura boa, além de ômega 3, vitaminas e minerais, que são todos necessários para uma boa recuperação muscular.

Pote de cor marrom claro em cima de mesa com vários pedaços de nozes

Esse tipo de noz, como a castanha-do-pará, pistache e avelã, além de ajudar na recuperação, também melhoram a função cognitiva do cérebro.

Pensando em como anda sua dieta? Para te ajudar a procurar um melhor caminho durante as refeições, confira o nosso post sobre mindful eating, que fala sobre a conscientização de uma alimentação equilibrada e com os alimentos certos.

6. Abacate

Uma fruta que aumenta a quantidade de energia no corpo e antioxidantes no seu organismo, o abacate é rico em vitamina E, que ajuda a melhorar a sua recuperação muscular logo após o treino, além de que ajuda na força. É um alimento que pode ser consumido de diferentes maneiras, como em saladas ou em vitaminas, antes ou depois do seu treino!

Alguns abacates em cima de mesa, com um deles cortado ao meio e caroço aparente

7. Beterraba

A cor roxa da beterraba não é por acaso, já que essa pigmentação natural, que é chamada de betacianina, tem uma forte ação anti-inflamatória e antioxidante. Com isso, a beterraba é um excelente alimento que ajuda na recuperação muscular, seja em qualquer tipo de exercício: leve ou pesado.

Beterraba fatiada, inteira, ao lado copo de vidro com suco de beterraba

É uma iguaria que pode ser facilmente colocada em uma alimentação saudável para o seu dia a dia, fazendo do seu hábito de ingerir os itens certos ainda melhor.

8. Linhaça

Por último, mas não menos importante, temos a linhaça que também tem efeitos anti-inflamatórios e ajuda a reduzir a fadiga muscular.

Saco com semente de linha marrom em cima de mesa

A linhaça é um alimento que pode ser consumido durante o seu dia a dia e vai muito bem quando combinado com frutas, sucos, saladas e até no iogurte. Se está pensando no que comer depois do treino, essa é uma ótima opção que não pode faltar no seu cardápio!

Além dos alimentos, o que acelera a recuperação muscular?

Depois dos alimentos, a suplementação é a melhor forma de acelerar a recuperação muscular. Existem suplementos específicos para o pós-treino, como o Whey Protein, BCAA, creatina e glutamina.

Todos esses suplementos oferecem os nutrientes necessários para o corpo ter a recuperação que necessita, além de evitar a perda de massa muscular.

Além disso, o descanso entre os treinos também pode ser uma forma de ajudar na recuperação muscular, assim como o ganho muscular de massa magra. E, também, não podemos nos esquecer dos alongamentos (antes e depois do treino) e até de práticas como yoga podem ajudar nesse processo.

Leia também: o que comer depois do treino? 6 alimentos essenciais!

Esses são alguns dos alimentos que ajudam na recuperação muscular, mas é importante que você peça e tenha a orientação do nutricionista, que pode avaliar de perto toda a sua necessidade de ingestão de proteínas e suplementação, fazendo com que você alcance todos os seus objetivos com a atividade física.

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e continue aproveitando a visita em nosso blog para ler mais conteúdos sobre alimentação saudável, treino, suplementação e vida saudável!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário