O treino de cardio — a forma abreviada para se referir ao exercício “cardiovascular” — é adotado por pessoas com diferentes objetivos, desde aquelas quem têm o objetivo de emagrecer até as que procuram seguir um estilo de vida mais saudável. Porém, o termo pode causar confusão em quem está começando.
Por isso, viemos explicar tudo sobre o assunto: o que é cardio, por que ele é tão importante, quais são os famosos treinos dessa modalidade e como você pode acrescentá-los na sua rotina para ter um dia a dia mais ativo.
Então acompanhe a leitura e saiba mais sobre esse tema tão falado!
O que é cardio?
O treino de cardio é um conjunto de exercícios aeróbicos que aumentam a frequência cardíaca. São aqueles que normalmente nos deixam bastante suados e ofegantes, por também aumentarem a frequência respiratória.
Existem diferentes tipos de intensidade no treino de cardio, que podem ser adaptadas de acordo com o objetivo e necessidade de cada praticante. Durante o treino, o corpo pede uma produção maior de oxigênio para continuar funcionando, por isso, todo sistema cardíaco acaba sendo fortalecido.
Para que serve cardio?
Os exercícios de cardio têm como principal objetivo o fortalecimento do sistema cardíaco como um todo, principalmente os pulmões e os músculos do sistema cardiovascular.
Mas não para por aí: os exercícios dessa modalidade são grandes aliados para a redução de gordura corporal e de celulites. Isso porque eles ativam o metabolismo aeróbio, e isso faz com que a gordura armazenada seja utilizada como fonte de energia — portanto, são essenciais para quem está em processo de emagrecimento saudável.
Além disso, esse tipo de treino auxilia na melhora da coordenação, diminui a ansiedade e o estresse, e proporciona um maior bem-estar.
Quando surgiu o conceito de cardio?
Acredita-se que o treino de cardio teve origem entre as décadas de 60 e 70, através dos estudos de um médico chamado Keneth Cooper. Também foi durante esses estudos que a eficácia do treino de cardio para a melhora do sistema cardiovascular e auxílio no emagrecimento acelerado foi comprovada. Porém, o treino de cardio só chegou ao Brasil por volta dos anos 80, quando foi batizado de Ginástica Aeróbica.
10 Treinos de cardio
Agora que já entendemos o que é cardio e quando surgiu, podemos comentar sobre os exercícios que integram essa modalidade de treino. Quando falamos em treino de cardio, existem diversas atividades que podem ser feitas com foco no emagrecimento e no fortalecimento do sistema cardiovascular.
Com a possibilidade de intensidades diferentes, você pode facilmente adaptar cada atividade de acordo com seu objetivo e sua necessidade naquele momento. Conheça a seguir alguns dos mais famosos treinos de cardio para você colocar em prática e aproveitar seus benefícios:
Corrida na esteira
Correr na esteira é um dos principais exercícios na hora de fortalecer o sistema cardíaco e é muito procurada por quem deseja secar o corpo, por conta do seu poder de queimar a gordura corporal com mais facilidade.
Esse tipo de atividade consegue desenvolver diversos grupos musculares, proporcionando um fortalecimento completo do corpo. Além de aumentar a resistência física, pode ser feito sem preparação e é facilmente adaptado a diversas realidades.
Leia também: Como correr na esteira? 6 dicas para começar já!
Natação
A natação é um dos exercícios que consegue proporcionar uma enorme melhora no sistema cardiovascular, além de garantir um excelente gasto de energia, uma vez que trabalha o corpo como um todo durante sua prática. A natação é uma atividade de baixo impacto, ou seja, pode ser realizada por pessoas de todas as idades.
É claro que os ganhos não são apenas físicos, pois a natação também proporciona uma ótima sensação de bem-estar, melhorando sintomas de ansiedade, estresse, depressão e provocando o relaxamento.
Spinning
É chamado de spinning um conjunto de práticas de atividades de ciclismo realizada indoor e normalmente em grupo. Costumam ser aulas super dinâmicas e divertidas, com músicas que ditam o ritmo dos exercícios.
Nesta atividade, existe a simulação de ambientes e condições normais no mundo externo, ou seja, subidas e descidas, como se realmente estivesse pedalando na rua. Normalmente, o spinning é praticado mais por mulheres e pode ser adaptado de acordo com o condicionamento físico de cada uma.
Nas principais vantagens do spinning, podemos destacar a tonificação que ele consegue proporcionar para a região das pernas e o fortalecimento muscular do corpo como um todo. Além de ser uma aula extremamente divertida.
Aproveite e veja os benefícios de treinar com uma bicicleta ergométrica.
Pular corda
Considerada uma brincadeira infantil, o ato de pular corda é um excelente exercício para quem deseja fortalecer o corpo e o sistema cardiovascular. Por ter a possibilidade de ser praticada em qualquer ambiente, essa atividade é muito prática e excelente para o funcionamento do corpo.
Pois, além de estimular o sistema cardiovascular, ela também consegue melhorar a coordenação, a concentração e tem alta capacidade de queimar calorias.
Remo
Sucesso nas academias, o remo é uma atividade que saiu das águas para atender ainda mais pessoas que desejam opções diferentes para o treino de cardio. Esse é um tipo de atividade que consegue trabalhar todos os músculos do corpo, fortalecendo-os simultaneamente. A queima calórica também é excelente, uma vez que pode chegar a queimar até mesmo 500 calorias em apenas 30 minutos de atividade.
Boxe
Para quem gosta das lutas, o boxe é uma opção muito interessante de treino de cardio. Através dessa atividade, você consegue fortalecer todos os músculos do corpo, além de deixá-los tonificados e ainda melhorar o seu foco e concentração. Esse é um tipo de treino dinâmico, que consegue emagrecer rapidamente, secando o corpo e melhorando a definição muscular.
Escalada
Chamada de escalada esportiva, essa também é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos. Realizada nas academias, há as famosas paredes de escalada, a atividade fortalece e tonifica diversos músculos, pois todos precisam ser trabalhados na hora de realizar a atividade, além de melhorar a flexibilidade.
Os benefícios vão além dos físicos, pois a escalada também promove a superação do medo e ainda eleva a autoconfiança.
Polichinelo
Considerada uma atividade de baixa intensidade, o polichinelo também é um ótimo treino de cardio. Muito simples de ser feito, o polichinelo não precisa de nenhum tipo de acessório e pode ser realizado em qualquer ambiente, sem ajuda de um profissional.
Ou seja, ele pode ser colocado na sua rotina diária e ainda proporciona benefícios incríveis para seu corpo, principalmente se aliado a outras atividades e hábitos de alimentação mais saudáveis.
Escadas
Você sabia que subir e descer escadas também é uma ótima opção de treino de cardio? Essa atividade pode ser colocada em sua rotina como uma simples mudança de hábito ao trocar o elevador por subir a escada.
Mas também pode ser incluída como uma atividade, reservando alguns minutos por dia para subir e descer escadas. Além de melhorar as articulações, subir e descer escadas também aumenta sua força muscular e ajuda no emagrecimento mais rápido.
Dança
Não são apenas os males que são espantados no momento em que dançamos. O ato de dançar também é um tipo de atividade de cardio, que além de melhorar sua coordenação e agir positivamente em todo o seu corpo, também é uma atividade extremamente prazerosa e divertida.
Caso você nunca tenha feito nenhum tipo de atividade física ou sinta dores no corpo, vale a pena pedir orientação ao médico e contar com a supervisão de um profissional durante as atividades. Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de lesão ou incômodo durante o treino.
Ao entender o que é cardio, encontrar a atividade que mais se adapta a sua rotina, necessidades e ao seu gosto, fica muito mais simples e rápido. Na maioria das vezes, o treino de cardio pode ser feito em casa, sozinho ou em grupo, com resultados que surgem em pouquíssimo tempo.
E se o seu principal objetivo for emagrecimento, aproveite e leia também “Melhores exercícios para emagrecer em casa“. Bom treino!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?