Para que serve o simulador de caminhada? Vale a pena ter um?

Conciliar as atividades necessárias para o dia a dia junto às necessidades nem sempre é uma atividade fácil de ser realizada, não é mesmo? A prática de exercícios físicos é um perfeito exemplo de cuidado que, muitas vezes, deixamos de lado devido ao cansaço, indisposição e falta de tempo para ir à academia ou mesmo praticar esportes ao ar livre.

É justamente por isso que os equipamentos para exercícios físicos dentro de casa têm sido cada vez mais procurados. Dentre eles, o simulador de caminhada é um ótimo exemplo que traz diversos benefícios para quem deseja sair do sedentarismo de uma vez por todas.

Se você está cogitando comprar um simulador de caminhada, mas ainda tem dúvidas se deve ou não fazê-lo, separamos abaixo algumas informações para te ajudar a entender o porquê de o equipamento ser sim uma ótima ideia. Continue sua leitura e confira todas as informações que separamos sobre o simulador de caminhada.

Por que ter um simulador de caminhada?

O simulador de caminhada é o equipamento ideal para quem busca por praticidade na rotina, afinal, se trata de um equipamento que ocupa um espaço mínimo de qualquer cômodo de sua casa, permanecendo ali, apenas esperando que você comece seus exercícios — seja pela manhã, após o almoço ou mesmo durante a noite, após o trabalho.

Além disso, é um equipamento portátil que pode ser montado e desmontado facilmente, caso você não tenha espaço para deixá-lo sempre montado. Toda essa praticidade junto à possibilidade de sair do sedentarismo já conseguem, por si só, convencer quanto ao uso do simulador, certo?

Mesmo assim, separamos abaixo algumas vantagens entre as quais você irá se beneficiar com o uso desse equipamento. Confira abaixo:

Aumento da sensação de bem-estar e qualidade de vida

Toda prática de exercícios físicos libera hormônios como a endorfina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar, dever cumprido, recompensa e felicidade. Além disso, o cansaço promovido à musculatura fará com você tenha noites de sono mais profundas e revigorantes.

Ausência de impacto

Um dos grandes detalhes que compõem a prática de simular a caminhada é a ausência de impacto sobre os membros, as articulações e de todo o corpo, de forma geral. Dessa forma, com o simulador de caminhada, você não arrisca provocar lesões e ainda cultiva dias mais saudáveis.

Baixo custo

Outra vantagem é que os simuladores podem ser adquiridos por um baixo custo, o que não provoca alterações significativas em seu orçamento. Além disso, trata-se de um investimento feito apenas uma vez e que permitirá que você faça o seu treino quando e como quiser, obtendo ótimos resultados em seu corpo e, consequentemente, em sua saúde.

Facilidade de uso

Como estamos acostumados com os movimentos que o corpo realiza durante a caminhada, basta repeti-los ao usar o simulador de caminhada que você já está realizando seu treino. Além disso, caso você o deixe montado, a praticidade que mencionamos se torna ainda mais evidente com o equipamento.

O diferencial do simulador é que seu uso consiste em permanecer em um espaço específico durante o treino, enquanto isso você pode aproveitar o tempo para ouvir suas músicas e programas de televisão favoritos, por exemplo, o que é ótimo para quem não tem muito apreço pelas atividades físicas e tem dificuldade em começar.

Fortalecimento do corpo e do sistema respiratório

A frequência dos movimentos realizados pelo corpo faz com que os músculos sejam fortalecidos, dessa maneira, o corpo inteiro é beneficiado com o aumento da resistência e com amelhora na respiração. É exatamente por isso que, com o tempo, você se sente preparado para elevar a intensidade de seu treino.

Com um único equipamento, você agrega todos esses benefícios a seus corpo e cuida de sua saúde da forma como ela merece!

Como o simulador de caminhada funciona para o emagrecimento?

Como diz seu próprio nome, o equipamento em questão busca simular os movimentos realizados em uma caminhada que, por sua vez, é um exercício aeróbico. Dessa forma, ao manter uma frequência e elevar a intensidade de seu treino de acordo com sua capacidade, você irá ter um gasto considerável de calorias que, junto a uma dieta regulada, fará com que você perca peso e deixe seu corpo em forma.

Como usar o simulador de caminhada corretamente?

Para usar o simulador de caminhada corretamente, basta que você segure as manoplas e posicione seus pés sobre o equipamento fazendo movimentos semelhantes ao de uma caminhada. Além disso, é importante que você busque manter sua postura e abdômen eretos durante o treino para não ficar com uma postura incorreta, que pode acarretar lesões e dores intensas após o treino.

Por ser um equipamento que não agrega impacto ao corpo, é recomendado a todas as pessoas que procuram por praticidade e facilidade para se exercitar. Além disso, sua ausência de impacto é ideal para quem está começando a praticar exercícios, idosos e pessoas com limitações físicas, como desgastes articulares, problemas na coluna e afins.

vista lateral de um homem usando um simulador de caminhada

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado entender melhor quanto à serventia do simulador de caminhada e os motivos que fazem dele um equipamento que vale muito à pena ser adquirido por você.

Caso queira complementar sua leitura, aproveite para conferir nosso post sobre emagrecimento saudável e confira algumas dicas para praticá-lo. Agradecemos por ter lido até e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre saúde, bem-estar e atividades físicas. Até mais!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário