Elíptico: o que é, para que serve e quais seus benefícios

Procurando por uma forma prática de começar a emagrecer ou, então, de ter uma vida mais ativa? É comum que com essa necessidade, começamos a fazer buscas por academias e até equipamentos que nos ajudem a conquistar nossos objetivos.

Dessa forma, muitos acabam conhecendo o elíptico, aparelho voltado para o aeróbico que ajuda a queimar muitas calorias, já que trabalha diferentes partes do corpo, como músculos da perna, peitoral, deltoide, bíceps e tríceps. Se comparado com a esteira, tem menor pressão sob os quadris e também sob a coluna.

Mas você realmente sabe a finalidade do aparelho elíptico?

Nós da Dream Fitness vamos te explicar sobre este aparelho e quais são seus benefícios, assim você terá melhor direcionamento para conquistar seus objetivos.

Afinal, o que é elíptico?

O elíptico, também conhecido como transport, é um aparelho que movimenta partes do corpo todo, como abdômen, coxa posterior, panturrilha, bíceps, tríceps, quadríceps e glúteos. Se um dia você já fez academia, deve ter percebido que ele é um aparelho que geralmente fica posicionado ao lado das esteiras e bicicletas.

Este é um aparelho que mescla dois movimentos de outros dois equipamentos muito utilizados na academia: bicicleta e esteira. Mas, ele oferece uma corrida e pedalada mais gentis com as suas articulações e isso faz com a frequência cardíaca se eleve.

Se está procurando por um aparelho aeróbico que tenha muitos benefícios, o elíptico é o melhor. Mas você também pode conferir quais são os 8 aparelhos e acessórios de academia para se ter em casa!

Além de ser excelente para as pessoas que possuem problemas articulares, qual é o real objetivo deste aparelho aeróbico? Veja mais detalhes abaixo e descubra por que ele deve ter um espaço na sua casa.

Para o que serve o aparelho elíptico?

O transport possui o mesmo papel que a esteira e a bicicleta ergométrica, ou seja, é um simulador da corrida e caminhada, mas a sua principal diferença é que ele foi construído para reduzir os impactos nas articulações durante a prática dos exercícios.

aparelho elíptico em um fundo branco

Por esse motivo é muito procurado por pessoas que fazem pouco ou nenhum exercício, e também por pessoas com problemas nos joelhos e tornozelos. Ele serve muito bem para idosos que possuem algum tipo de limitação nos movimentos.

Então, se você procura por um aparelho que ofereça baixo impacto e não prejudique suas articulações, o elíptico é o ideal, além de que também é o melhor para treinos cardiovasculares e para quem deseja emagrecer de forma saudável.

Pensando em como usar este aparelho? Abaixo você confere com detalhes um passo a passo!

Aprenda a usar o aparelho elíptico em 8 passos

O aparelho elíptico conta com dois pedais e se parece com uma bicicleta, no qual você precisa encaixar seus pés para fazer os movimentos. Outros detalhes são os pedais, que ficam presos em um aro, que garante a movimentação.

Confira abaixo como utilizar o aparelho:

  1. Suba no aparelho e fique de frente para o monitor: assim que estiver na posição correta, tome cuidado, já que os pedais podem começar a se movimentar de uma vez. Segure nas barras para evitar qualquer tipo de acidente.mulher sentada do banco do aparelho elíptico e mexendo no painel
  2. Comece a pedalar para ativar o aparelho: dê alguns passos para que o aparelho ligue. Se não, aperte o botão de energia.pés de uma pessoa fazendo exercício no aparelho elíptico
  3. Inicie em um ritmo estável: assim que iniciar, você precisa movimentar os braços junto às barras. No momento em que o pé esquerdo estiver para baixo, estenda levemente a perna e aproxime a barra direita do corpo com as mãos e assim por diante.
  4. Não trave os joelhos: estenda levemente suas pernas a cada passo. O movimento é parecido com o da bicicleta, a diferença é que você fica em pé.
  5. Aumente a resistência: pedalar rápido nunca é o melhor a se fazer. Se aumentar a resistência no aparelho, você utilizará mais músculos para fazer força nos pedais.
  6. Mude a direção dos pedais: os pedais também vão para baixo, o que não deixa somente o movimento mais variado, mas ativa músculos que não são usados no movimento normal, como glúteos e isquiotibiais.
  7. Utilize os braços do aparelho: alguns aparelhos possuem os braços móveis ou braços fixos. Se eles se movimentam, acabam tirando um pouco da ênfase das pernas e dos quadris.mulher fazendo exercício no aparelho elíptico
  8. Aumente a inclinação e a resistência enquanto pratica: faça intervalos de 5 minutos e intensifique o treino sempre que voltar. Comece em um ritmo calmo e confortável, só depois de 2 minutos que é melhor intensificar os movimentos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o elíptico, vamos falar sobre os benefícios que este aparelho pode proporcionar se praticado com regularidade.

Conheça os benefícios do elíptico

Um dos principais benefícios do aparelho elíptico pode oferecer é que ele aumentará sua resistência e capacidade cardiovascular, fortalecendo seu sistema cardiovascular, além de aumentar a sua resistência cardiorrespiratória.

Também é um aparelho fácil de se usar e não demora muito para você pegar o jeito dele. Os movimentos são bem intuitivos, mas se ainda ficar com algumas dúvidas, é interessante que você busque ajuda de um personal trainer.

Se está interessado em saber mais benefícios do elíptico, confira aqui mesmo em nosso blog um post que mostramos todos eles e ainda falamos sobre seu auxílio no emagrecimento.

Então, gostou de conhecer o aparelho elíptico? Com uma rotina de exercícios diária, ficará mais fácil alcançar seus objetivos e também aumentar sua resistência cardiovascular. Para mais conteúdo sobre o mundo fitness, continue acompanhando a leitura em nosso blog e siga nossas redes sociais!

4/5 - (Total de avaliações: 3)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário