6 melhores exercícios para emagrecer em casa

Provavelmente você já se perguntou: será que existem exercícios para emagrecer em casa? A resposta para sua pergunta é sim! Se você colocou como meta para os próximos meses emagrecer de forma saudável sem precisar sair de casa, chegou ao lugar certo! No conteúdo de hoje, trouxemos algumas sugestões de como elevar os gastos de caloria e manter o organismo ativo mesmo com uma rotina agitada dentro do seu lar. Vamos lá?

6 melhores exercícios para emagrecer em casa

Praticar exercícios é ideal para emagrecer com saúde, mas sabemos que, muitas vezes, a falta de tempo faz com que algumas pessoas não consigam fazer uma caminha no parque ou saia para fazer ginástica com frequência.

Mas, para que isso não se transforme em sedentarismo, a Dream Fitness separou os melhores exercícios para emagrecer em casa. Então, se você está preparado para ter um novo estilo de vida e não um projeto passageiro, confira nossas sugestões:

1 – Polichinelo

O polichinelo é um exercício curinga no emagrecimento e você não precisa de equipamento nenhum. Para executá-lo corretamente, abra e feche os braços para as laterais enquanto realiza os mesmo movimentos com as pernas, dando pequenos saltos – esses movimentos devem acontecer de forma sincronizada.

Além de auxiliar no emagrecimento, movimentar diferentes partes do corpo de forma rápida ajuda a trabalhar o condicionamento físico, a coordenação motora e o fortalecimento dos membros inferiores: o exercício perfeito para quem não tem tempo de ir à academia.

mulher fazendo polichinelo no meio da sala

2 – Pular corda

Pular corda deixou de ser uma brincadeira de criança e se tornou um exercício aeróbico há muito tempo. A prática de saltar com o uso da corda exige que você trabalhe o corpo todo, principalmente os membros superiores, como pernas e panturrilhas, ajudando a queimar boas colorias e melhorar o condicionamento físico. Embora pareça fácil, essa atividade exige concentração, equilíbrio, foco e coordenação motora.

Se você não tem habilidade com esse exercício, a dica é pular em frente ao espelho girando os punhos para que a corda dê voltas. Dê saltos baixos e certifique-se de estar com a postura ereta, olhando para frente e com o abdômen bem contraído enquanto pula. Lembre-se de dobrar levemente as pernas e não aterrissar com as pontas dos pés, isso pode sobrecarregar o tornozelo.

Para atingir bons resultados, o recomendado é pular corda de 15 a 30 minutos por dia. Você pode começar com um treino intervalando: 1 minuto de corda + 1 minuto de descanso. Depois, é só ir aumentando o tempo e partir para variações mais avançadas, como dar duas voltas coma corda em um único salto.

mulher sorrindo com roupa de exercício segurando com corda na mãos

3 – Esteira

Seja caminhando ou correndo, a esteira é um exercício relativamente simples, mas que traz inúmeros benefícios, tanto para saúde física quanto mental. Essa atividade aeróbica, quando praticada regularmente, é uma solução prática para emagrecer em casa e afastar de vez o sedentarismo.

Caso você não tenha o hábito de praticar exercícios aeróbicos, comece com uma caminhada de baixa intensidade. O ideal é começar a partir de 5 km/h e ir aumentando a velocidade gradualmente, sempre respeitando os seus limites. Além disso, não se esqueça de manter a hidratação durante a atividade.

mulher fazendo esteira em casa

4 – Elíptico

Assim como a esteira, o elíptico também traz inúmeros benefícios, um ótimo exercício para emagrecer em casa. Embora apreça uma atividade simples, dependendo da intensidade, esse famoso equipamento que simula uma corrida pode fazer você perder de 200 a 400 calorias por hora.

Se você está buscando um bom treino aeróbico para emagrecer, invista no elíptico. Para uma queima efetiva, é recomendado 50 minutos diários.

mulher morena fazendo exercício em casa no aparelho elíptico

5 – Bicicleta ergométrica

Uma ótima forma eficiente de emagrecer em casa é apostar em uma bicicleta ergométrica! Esse equipamento é famoso pelos inúmeros benefícios que traz para a saúde do corpo. Além de ser um grande aliado na perda de gordura, a ergométrica ajuda tonificar os músculos dos membros inferiores e aumentar a resistência física.

Contudo, a frequência é decisiva na perda de peso. Para potencializar os resultados, a sugestão é alternar uma maior intensidade com uma menor. Mas lembre-se, sempre respeite seus limites!

mulher fazendo exercício na bicicleta ergométrica

6 – Agachamento com salto

Como o próprio nome já diz, esse exercício é uma sequência de agachamento com saltos. Nele, é possível ter um alto gasto calórico, pois movimenta o corpo todo. Mas lembre-se de realizar o exercício de forma correta: inspire ao flexionar os joelhos e expire ao saltar. Faça 3 séries de 15 a 20 repetições, com 45 segundos de descanso entre elas, se sobrar energia, você pode caminhar de um lado para outro, assim você continua gastando calorias.

mulher fazendo agachamento com salto

E aí, o que achou das nossas dicas? Em toda atividade, é importante vestir-se com roupas leves e se manter bem hidratado. O cuidado com a alimentação aliado aos exercícios para emagrecer em casa é fundamental para alcançar bons resultados!

Por hoje ficamos por aqui. Esperamos ter te ajudado na busca de uma vida mais saudável e longe do sedentarismo. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe um comentário abaixo, será um prazer interagir com você!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário