17 alimentos que ajudam na hipertrofia | Dream Fitness

Se você está buscando ganhar massa muscular, não basta apenas ir à academia malhar todos os dias. É necessário que você mude sua alimentação e crie um cronograma bem variado para seguir uma dieta com as comidas adequadas, com nutrientes suficientes para o seu dia a dia.

Imagem com aparelhos de musculação, frutas e uma garrafa de água

Para ganhar massa, ter hipertrofia, precisamos ingerir comidas com grande fonte de proteínas, gorduras boas e carboidratos. Assim, há alguns alimentos que nos ajudam nesse processo, ricos em nutrientes e que podem potencializar os treinos, gerando resultados um pouco mais rápidos.

Pensando nisso, a Dream Fitness separou os 17 principais alimentos para você colocar na sua dieta e ter mais resultados na sua musculação. Continue com a gente e tenha uma boa leitura!

1. Carne vermelha

Esse é um alimento rico em proteína, um grande aliado para os treinos, além de ser uma ótima fonte para a absorção de ferro, fundamental para a parte de transporte do oxigênio pelo nosso corpo. Com essa boa oxigenação, conseguimos ter mais disposição e, consequentemente, um treino melhor e mais pesado.

Imagem de dois pedaços de Carne vermelha

2. Frango

Essa é uma das carnes mais famosas nas dietas de treino. O frango também é rico em proteínas e conta com baixo índice de gordura, principalmente a parte do peito, — ótimo para ganhar massa e secar ao mesmo tempo.

Dois pedaços de peito de Frango em um prato

Confira o que comer antes do treino e veja quais são as melhores opções para você!

3. Salmão

Além de ser um alimento rico em proteínas, o salmão também é uma ótima forma de absorção de ômega 3: uma gordura saudável que auxilia na parte de inflamações e melhora a circulação do nosso sangue.

Dois pedaços de salmão em cima de uma tábua de madeira

4. Atum

O atum é uma fonte de proteínas e também rico em ômega 3. Além do seu ótimo custo-benefício quando comparado com outras carnes, principalmente com o salmão. Uma ótima opção é utilizá-lo em lanches no seu pré-treino.

Duas peças de atum

5. Lentilha

A lentilha é um vegetal rico em ferro e proteínas, ótima para ter no seu dia a dia, seja em comidas quentes ou frias — sendo bem versátil. Ela também auxilia no transporte do oxigênio pelo sangue e garante muito mais disposição física para o seu corpo.

Um saco preto em cima de uma mesa com várias lentilhas

6. Grão-de-bico

Esse grão é uma ótima fonte para ingerir carboidratos, além de ser um alimento super versátil na cozinha, conseguindo prepará-lo de diferentes formas. Ele é rico em triptofano, um aminoácido que atua diretamente na produção de serotonina, o hormônio regulador do humor, memória e frequência cardíaca.

Pote com grão de bico

7. Feijão

O feijão é um vegetal que ajuda no ganho de massa, além de ter benefícios como:

  • Fonte de fibra;
  • Ferro;
  • Fósforo;
  • Magnésio;
  • Vitaminas do complexo B.

É um alimento muito versátil, podendo ser utilizado em diferentes tipos de receitas.

Tábua com feijão preto

8. Ovo

Esse é outro que nem precisaria estar na lista, sendo muito conhecido por todos! A clara do ovo é rica em proteína, já a gema é rica em gorduras boas — sendo um combo e tanto para se alimentar.

Pote com ovos dentro e com ovos quebrados

Confira 6 receitas para comer depois do treino!

9. Queijos

Para colocar queijos na sua dieta, é fundamental se atentar ao índice de gordura que possuem, sempre escolhendo os com menos gordura possível. Algumas das melhores opções são: ricota, cottage e queijo minas.

Tábua com diferentes tipos de queijo

Por terem bastante cálcio em sua composição, ajudam na parte da força e da contração muscular durante os treinos.

10. Leite

Tal como o queijo, o leite é fonte de cálcio e magnésio, te auxiliando a ter um melhor rendimento nos treinos, estimulando mais a sua contração muscular.

Uma mesa com uma garrafa de leite e um copo de leite

11. Batata-doce

Aqui temos outra queridinha das dietas para o ganho de massa! A batata-doce é uma fonte de carboidrato e fibras. É um ótimo alimento e não promove o pico de insulina em nosso corpo, ou seja, faz com que não acumule gordura corporal.

Batata-doce recém cozida

12. Abacate

Com alto índice de gorduras monoinsaturadas, o abacate é uma das frutas que devem estar sempre presente na sua alimentação para treinos.

Imagem de um abacate cortado ao meio

Além de melhorar a resistência e a força muscular, ele também é uma boa fonte de energia, garantindo mais energia e antioxidantes para o corpo.

13. Soja

A soja é muito conhecida por ser a substituta da carne, e não é por menos! Ela é rica em ferro, fósforo, vitamina K, gorduras boas e proteínas.Além da possibilidade diversas receitas com ela.

Um cesto com grãos de soja

14. Tofu

O tofu tem os mesmos benefícios que a soja, garantindo muita resistência e condicionamento durante os treinos. É uma forma diferente de ingerir a soja, sempre preferida nessa forma por várias pessoas.

Uma peça de tofu em cima de uma tábua de madeira

15. Oleaginosas

Elas ajudam no processo inflamatório do corpo, fortalecem o sistema circulatório e melhoram a imunidade. Você pode ingeri-las em amêndoas, nozes, castanhas, dentre outros frutos secos.

Imagem de várias leguminosas

16. Pasta de amendoim

Mesmo sendo bem calórica, a pasta de amendoim pode ser uma aliada para ganhar massa muscular. É rica em proteínas, vitaminas do tipo B e gorduras boas.

Um pote e uma colher com pasta de amendoim

17. Quinoa

A quinoa ajuda no controle do colesterol, tendo pouquíssima gordura em sua composição, e é ótima para ganhar massa muscular. Na alimentação também é bem versátil, podendo usá-la em saladas, com cozidos de carne e muito mais.

Uma colher cheia de quinoa

Esses são apenas alguns alimentos que podem ser ingeridos para a sua alimentação de treino, tendo vários outros que você consegue juntar com esses e fazer refeições completas.

Por mais que essa lista te ajude a ter uma ideia do que comer, o acompanhamento com uma nutricionista é um passo fundamental para que você ingira a quantia ideal e tenha uma dieta correta e equilibrada para seguir.

Desse modo, com uma dieta equilibrada, você pode ingerir alimentos para ganhar massa e ainda tornar a sua alimentação mais saudável, fazendo disso um hábito.

Gostou deste conteúdo? Continue seguindo a Dream Fitness e veja mais sobre alimentação saudável. Até a próxima!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário