O spinning ou ciclismo indoor (como também é conhecido) é o nome dado à prática de exercícios físicos sobre uma bicicleta ergonômica dentro de casa, promovendo mais saúde e bem-estar ao corpo.
Dentre todos os seus benefícios, o spinning está muito associado à prática de andar de bicicleta ao ar livre, no entanto, se difere pelo fato de que, majoritariamente, simula o percurso em vias íngremes, com subidas e descidas. Além disso, essa atividade física também costuma seguir o ritmo de músicas – que são tocadas ao longo do percurso.
Se você está interessado em começar o spinning e obter todos os seus resultados, este blogpost é para você! Logo abaixo, separamos algumas dicas e informações sobre esses exercícios, além de seus benefícios para que você possa começar a pedalar quanto antes. Continue sua leitura abaixo e entenda tudo!
O que é spinning?
Em sua tradução literal, spinning vem do inglês e significa girar em constância, isto é, pedalar. No entanto, conforme mencionamos acima, o que define o spinning em sua maioria é que ele é feito sobre uma bicicleta dentro de casa.
Essa prática é muito eficaz e promete ótimos resultados: para que você tenha uma ideia, é possível queimar cerca de 500 calorias por hora com a prática de spinning. Tudo isso se dá pelas simulações de subida e descida que o exercício promove a seus praticantes, junto às batidas da música.
A grande vantagem da música é que ela mantém os participantes motivados a seguirem o ritmo de pedaladas conforme suas batidas – é justamente por isso que as músicas tocadas durante a prática são do gênero eletrônico.
Dicas para fazer o exercício físico sozinho
Quando realizado em academias, o spinning é, em sua maioria, realizado em conjunto, o que permite que todos os participantes possam se motivar e se manterem firmes para conseguir ótimos resultados. No entanto, caso você esteja realizando o spinning em casa e sem companhia, separamos abaixo algumas dicas para você. Confira abaixo:
- Acompanhar videoaulas;
- Ajustar o guidão;
- Mantenha um cronograma adequado;
- Manter-se focado;
- Regular altura do banco;
- Utilize roupas adequadas para exercícios físicos.
A grande questão da prática do spinning sozinho é que você se mantenha motivado durante todo o trajeto para alcançar seus resultados e ainda manter sua saúde em dia.
Com o passar do tempo, seu corpo estará mais acostumado com a prática e não irá demorar até que ela faça parte de sua rotina.
Quais os benefícios do spinning?
Assim como todo exercício físico, o spinning é uma prática que oferece ótimos resultados ao corpo. Abaixo listamos os principais deles para que você entenda quais os ganhos que seu corpo está se beneficiando com o spinning. Confira:
Ajuda a aliviar o estresse
A prática de exercícios físicos é ideal para ajudar a aliviar a tensão do corpo e relaxar a mente. Isso se dá pela liberação de serotonina que o exercício promove ao corpo.
Conhecido como o hormônio da felicidade e do bem-estar, sem dúvidas, você se sentirá melhor após algumas sessões de spinning na academia ou em casa.
Se você vem levando uma rotina muito turbulenta e vive na correria, é bem provável que você esteja tenso e estressado. O spinning pode ser uma ótima atividade para que você consiga resolver esse problema de uma vez por todas, melhorando consideravelmente sua qualidade de vida.
Aprimora a respiração
Assim como todo exercício aeróbico, o spinning também é uma ótima prática para ajudar a aprimorar sua respiração. Isso porque, durante a prática do exercício, você irá trabalhar bastante a respiração e seu sistema cardiovascular, conforme o ritmo da música que será tocada.
Além disso, a prática constante e frequente do spinning irá fazer com seu coração se torne mais resistente, contribuindo para evitar doenças cardiovasculares. Tudo isso ocorre porque se trata de um exercício constante e que necessita de equilíbrio entre muitas partes do corpo.
Auxilia na perda de peso
Como você estará queimando calorias de forma constante, seu metabolismo passará a atuar de forma mais acelerada, o que fará com que você passe a notar seu corpo mais definido com o passar do tempo.
Não é atoa que o spinning é considerado o exercício físico “detonador de calorias”. Tudo irá depender da intensidade de seu treino e do tempo praticado, no entanto, uma aula completa de aproximadamente 40 minutos pode gastar até 800 calorias, seja na academia ou em casa.
Define e fortalece os músculos
Durante uma aula de spinning são muitos os músculos trabalhados para manter seu corpo em movimento, e isso é ótimo para que eles se mantenham fortalecidos e definidos. Dentre os principais músculos que se beneficiam do exercício, os glúteos e toda a musculatura da perna são os mais trabalhados.
Além disso, a região do abdômen também pode se beneficiar dos resultados do spinning uma vez ela se mantém enrijecida durante a prática dos exercícios. E com o passar do tempo e a constância da atividade, todo o seu corpo ficará mais definido e com resultados satisfatoriamente notáveis.
Além de todos esses exercícios que mencionamos, o spinning é uma prática muito divertida que mantém seu corpo e, especialmente, sua musculatura ativa com o auxílio da música.
Depois de ler este conteúdo, esperamos que você esteja motivado a começar suas aulas de spinning e que invista em seus cuidados com sua saúde!
O que você achou dessas dicas e informações? Esperamos que tenha gostado e que comece suas aulas o quanto antes para contar com todos os benefícios do spinning. A propósito, que tal conferir também nosso post sobre o que é ter uma vida saudável e entender tudo com a gente.
Agradecemos por sua leitura e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre treinos e exercícios físicos que visam sua saúde e bem-estar. Até mais!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?