O que é jump? Entenda mais sobre o exercício!

O jump é uma atividade física realizada em um trampolim, a qual consiste em várias repetições de saltos e de outros tipos movimentos. Ela é considerada como uma aula divertida e muito eficiente, uma vez que é feita ao som de músicas vibrantes e animadas para tonificar e queimar calorias!

Para ajudar você a entender mais sobre esse assunto, separamos algumas dicas de como realizar essa atividade, os tipos de exercícios que podem ser feitos e como eles são realizados nessa modalidade. Aproveite a leitura!

Como usar o jump corretamente?

Para realizar a atividade física no jump corretamente, você precisa prestar muita atenção na postura. Para te ajudar a compreender melhor, separamos algumas dicas de como se comportar durante esse exercício para não interferir em seu bem-estar:

jovem fitness pulando no trampolim

  • Calçado: para realizar essa atividade, é necessário usar um sapato adequado — no caso um tênis, bem amarrado, para não causar nenhum acidente;
  • Use todo o pé ao saltar: utilize toda a sola do pé durante a atividade, muitas pessoas utilizam as pontas dos pés ao pular, mas pode causar sérios problemas;
  • Posição do corpo: para melhor desempenho, mantenha seu abdômen contraído, o tronco flexionado para frente e as pernas firmes.

Além dessas sugestões, é ideal fazer alongamentos antes de iniciar qualquer atividade para melhorar seu treinamento. Por essa modalidade exigir bastante desenvoltura e para não sentir tanto desgaste ao iniciar o jump, é sugerido que você fortaleça seus músculos com outras atividades funcionais.

Embora seja um exercício de baixo impacto, caso você tenha algum problema na coluna ou joelho, é essencial verificar com o seu médico se você está apto(a) a realizar esse exercício!

Quais são os exercícios que podem ser feitos no jump?

Agora que você já sabe a postura ideal para realizar as aulas — seguimos com algumas atividades que podemos fazer no trampolim:

mulher fitness no trampolim fazendo alongamento sentada

1. Elevação dos joelhos

Esse exercício é ótimo para queimar colorias e para treinar o equilíbrio. Para a execução, você precisa elevar um joelho ao peito e descer o outro que estava em seu peito para o trampolim. Faça sucessivamente.

2. Agachamento com salto

Esse é um dos treinos mais completos da lista, ele permite tonificar diversas partes do corpo como: glúteos, pernas, costas e abdômen. Para realizá-lo, você pula e agacha até a base do trampolim, mantendo o ritmo por um longo tempo.

3. Corrida

Durante esse exercício você simulará uma corrida e, para isso, irá posicionar suas pernas e o restante do corpo na posição de corrida como se estivesse em uma esteira e, então, irá simular uma corrida na cama elástica.

4. Salto com corda

Nesse exercício, basta simular que está pulando corda no trampolim ou pode até mesmo pular corda de verdade. Essa atividade é ótima no aquecimento dos músculos, principalmente para realizar os demais treinos!

5. Polichinelo

Esse é, talvez, um dos exercícios mais comuns feitos no jump e com ele você consegue desenvolver ainda mais a sua coordenação motora. Para realizá-lo apropriadamente, estique seus braços rente ao corpo e feche suas pernas e, em sequência, você deve mudar o movimento, abrir as pernas e levantar os braços de maneira que as mãos se encontrem acima da cabeça.

Quais os benefícios do jump? Conheça 3 deles!

Que o jump é uma ótima atividade física todos nós já sabemos, mas o que o torna melhor ainda são os diversos benefícios para a saúde! Selecionamos as principais vantagens do jump para te convencer a começar essa prática de uma vez por todas, confira:

 três mulheres fitness fazendo exercício no trampolim

1. Aumenta a circulação de oxigênio no corpo!

Como as aulas são bem intensas, o jump é uma ótima técnica para aumentar a circulação sanguínea, promovendo uma oxigenação muito maior no corpo. Dessa forma, contribui também para melhorar a capacidade cardiovascular.

2. Define a musculatura e reduz a celulite!

Além de fortalecer os músculos e membros de todo o corpo, o jump auxilia a definir a musculatura, principalmente o abdômen e os glúteos. Devido ao treino, o corpo consegue remover uma taxa maior de toxinas, diminuindo a retenção de líquidos e gordura. Dessa maneira, se você manter um treino regrado e seguir uma dieta, também será possível observar a redução das celulites.

3. Melhora a coordenação motora e não sobrecarrega articulações!

Como é uma atividade que requer um pensamento mais rápido e contínuo, o jump faz com que sua coordenação motora responda mais rapidamente as ações exigidas pelo cérebro.

Além disso, com treino e adequação física, o jump não prejudica nem sobrecarrega as articulações do corpo.

Fazer jump ajuda a emagrecer?

Sim! Por ser uma atividade física que conta com bastante movimento e por ser um aeróbico intenso, o jump consegue proporcionar um gasto calórico bem alto e, ainda, ajuda para que o corpo não fique flácido com a perda de peso, uma vez que é um exercício excelente para tonificar a musculatura. Pode comemorar!

mulher fazendo abdominal sentada no trampolim

Separamos um post sobre a perda de peso e como emagrecer de forma saudável com esse exercício.

E aí, bora começar a praticar o jump? Ficou claro que ele é uma ótima atividade física que ajuda no condicionamento físico, na melhora do corpo e ainda conta com muitos outros benefícios! Já se sente preparado(a) para começar a praticar?!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e sanado suas dúvidas. Compartilhe essa leitura com seus amigos e comecem uma aula de jump juntos, que tal?! Nada melhor do que companhia para fazer exercícios, não é mesmo?

Até a próxima!

4/5 - (Total de avaliações: 2)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário