Sabe aquele momento que nos convencemos que precisamos começar a praticar exercícios, pois precisamos emagrecer? É quando começamos a pesquisar tipos de exercícios aos quais podemos recorrer para atingir esse objetivo de emagrecimento.
E, dentre as muitas opções, o aparelho elíptico é uma delas, que é frequentemente procurado nas academias e até nas lojas fitness, uma vez que também pode ser uma excelente escolha para se ter em casa.
Mas você deve estar se perguntando: elíptico emagrece? Quais são os benefícios desse aparelho? Nós respondemos essas dúvidas, acompanhe para saber mais!
Afinal, elíptico emagrece?
Sim, é possível queimar muitas calorias usando o elíptico, já que se trata de um aparelho para treinos aeróbicos, no qual o usuário movimenta todos os membros do corpo.
Dependendo de quanto você pesa, o elíptico pode te ajudar a queimar cerca de 270 a 400 calorias em apenas 30 minutos de exercício. Claro que esses valores podem variar dependendo da intensidade na hora do exercício e do metabolismo do praticante.
Queimar mais calorias do que você consome durante o dia pode te ajudar a perder peso, mas para isso, é preciso saber quantas calorias você está consumindo e considerar aumentar a intensidade dos exercícios no elíptico.
Para maximizar a queima de calorias, é preciso se concentrar na intensidade e na duração de seus treinos. Assim, quanto mais intenso for o exercício e mais longo for o treino, mais calorias você irá queimar.
Considere realizar o treinamento intervalado no elíptico com uma proporção de 2 para 1, por exemplo, 30 segundos de trabalho de alta intensidade seguidos de 15 segundos de recuperação ou 60 segundos de trabalho de alta intensidade seguidos de 30 segundos de recuperação.
Não pare de mover as pernas durante os períodos de recuperação. Continue a mover os pedais, embora em um ritmo mais lento.
O elíptico pode ajudar com a gordura da barriga?
Os aparelhos elípticos são projetados para exercícios aeróbicos, por isso, muitas pessoas usam o elíptico para aumentar a frequência cardíaca, queimar calorias e perder gordura corporal.
Embora o exercício aeróbico possa ajudar na perda de peso, não é uma cura mágica para a gordura da barriga. Dito isto, combinar os exercícios com uma dieta de baixa caloria como parte de um programa geral de perda de peso pode resultar, sim, em perda de gordura subcutânea e intra-abdominal.
Quanto tempo de elíptico é necessário para emagrecer?
A quantidade de tempo que você deve gastar no elíptico depende de seus objetivos gerais. A ONU recomenda que você deve fazer um mínimo de 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana e, no máximo, 300 minutos.
Isso se traduz em 30 minutos de exercício de intensidade moderada 5 dias. Se você não tiver 30 minutos sobrando, aumente a intensidade e faça, pelo menos, 20 minutos de exercícios no elíptico por dia.
Trabalhar em uma intensidade mais alta é um método eficiente de tempo para melhorar sua saúde cardiovascular e aumentar sua queima de calorias.
Conheça, agora, 8 benefícios do elíptico!
Agora que você já sabe que é possível usar o elíptico para emagrecer, confira mais alguns benefícios que o aparelho elíptico pode te oferecer:
1. Aumenta sua resistência e capacidade cardiovascular
O exercício aeróbico, também conhecido como cardio, é uma parte fundamental de uma rotina de exercícios equilibrada. Quando você faz exercícios aeróbicos, seu coração e pulmões precisam trabalhar mais para fornecer mais sangue e oxigênio aos músculos.
O elíptico permite que você faça um bom treino aeróbico, que pode fortalecer seu sistema cardiovascular. Isso, por sua vez, ajuda a aumentar sua resistência cardiorrespiratória.
2. Coloca menos estresse em suas articulações
Quando o elíptico ganhou espaço nas academias na década de 1990, os corredores com dores nas articulações e lesões por uso excessivo se animaram com a ideia de poder treinar seu sistema cardiovascular enquanto aliviavam um pouco da pressão nas articulações.
Seus joelhos, tornozelos, quadris e outras articulações podem sofrer muitos impactos durante uma corrida na rua. Como seus pés nunca saem dos pedais do elíptico, o aparelho oferece um treino cardio de baixo impacto.
Um treino elíptico é significativamente menos intenso do que outros exercícios cardiovasculares, como corrida e ciclismo. Em outras palavras, com esse aparelho, você pode continuar treinando sem o desgaste que vem com um exercício de alto impacto.
3. Serve como um treino para a parte superior e inferior do corpo
Um elíptico com alças é uma dos poucos aparelhos de cardio que pode fornecer exercícios para a parte superior e inferior do corpo.
A chave para maximizar os benefícios da parte superior do corpo é distribuir seu peso e resistência uniformemente. Em outras palavras, movimente seus braços tão rápido quanto movimenta suas pernas.
Quando feito corretamente, o exercício no elíptico pode atingir seus glúteos, isquiotibiais, quadríceps, peito, costas, bíceps e tríceps.
4. Tem como alvo os músculos específicos das pernas
Você pode alterar a resistência e a inclinação dos pedais em um elíptico. Ao fazer isso, você pode atingir diferentes músculos da parte inferior do corpo, incluindo quadríceps, glúteos, isquiotibiais e panturrilhas.
Ao aumentar a inclinação, você pode sentir mais a parte de trás da parte inferior do corpo. Se você ajustar os pedais para baixo, poderá sentir seus quadríceps trabalhando mais.
Além disso, como os pedais também se movem ao contrário, você pode mudar a direção do seu passo e se concentrar mais nos isquiotibiais e glúteos.
5. Melhora seu equilíbrio
O exercício de sustentação de peso pode não apenas ajudar a fortalecer seus ossos, mas também melhorar seu equilíbrio. Se você ficar em pé e soltar as alças elípticas, poderá direcionar os músculos para trabalhar o equilíbrio.
Apenas certifique-se de que a resistência e a inclinação estejam definidas em níveis gerenciáveis para que você possa usar o aparelho sem usar as alças com segurança.
6. Mantém a forma física após a lesão
Se você está cuidando de uma lesão e não pode participar de suas atividades físicas regulares, treinar em um elíptico pode ser uma ótima maneira de manter sua forma física.
Como é um exercício de baixo impacto, o elíptico coloca menos estresse nas articulações do que exercícios de alto impacto, como correr ou pedalar.
Usar o elíptico após uma lesão pode te ajudar a recuperar toda a amplitude de movimento. Também pode ajudar a fortalecer seus músculos e articulações enquanto tira o estresse da área lesionada.
7. Oferece uma variedade de opções
Os aparelhos elípticos geralmente oferecem uma variedade de rotinas de exercícios pré-programadas que imitam escalada, treinamento intervalado e outras opções personalizáveis que ajudam você a obter o tipo de treino desejado.
8. Fácil de usar
Outra vantagem de usar um elíptico é que não demora muito para aprender a usá-lo. Os movimentos são bem intuitivos, mas se ainda você ficar com dúvidas, pode pedir orientação a um personal trainer.
O profissional pode dar dicas sobre como usá-lo corretamente e o tipo de treino que pode ser melhor para seus objetivos de condicionamento físico.
Ao começar no elíptico, você pode querer usar apenas os pedais. Depois de se acostumar com o movimento do aparelho, você pode adicionar as alças.
E aí, o que achou dos benefícios do elíptico em uma rotina de exercícios regulares? Esperamos ter te ajudado. Leia também nosso post sobre jump! E, para mais dicas sobre o estilo de vida fitness, acompanhe as postagens do nosso blog. Até a próxima!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?