Como usar corretamente o simulador de caminhada | Dream

Praticar exercícios físicos dentro de casa promove muitos benefícios ao corpo e à saúde, além de oferecer a possibilidade de se movimentar acompanhando seu programa de televisão preferido, ouvir músicas e realizar outras atividades enquanto pratica.

E um ótimo meio para isso são os simuladores de caminhada, equipamentos que movimentam o corpo de forma semelhante ao andar, ideal para pessoas que passam muito tempo sem se movimentar durante o dia e precisam incrementar seus cuidados com a saúde.

Se você já adquiriu seu simulador de caminhada, já parou para pensar se está o usando de maneira correta em relação a sua postura, movimento das pernas e afins?

Para te ajudar com isso, separamos, neste post, diversas informações para te ajudar a usar esse equipamento da forma correta, garantindo melhores resultados e zerando quaisquer riscos de lesões durante os exercícios.

Como usar o simulador de caminhada?

Para usar o simulador de caminhada da maneira convencional, basta posicionar os pés nos espaços indicados para segurar as manoplas com as mãos. Feito isso, inicie os movimentos buscando trabalhar os músculos das pernas e dos braços de forma sequencial e alcançar os resultados esperados.

No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para que durante a atividade você não se machuque. Dentre um dos principais cuidados está quanto a sua postura, que deve estar sempre ereta e adequada: busque abrir o peito e enrijecer a coluna durante todo o tempo em que estiver praticando sua caminhada simulada com o aparelho.

Também é preciso trabalhar a respiração durante a prática dos exercícios. Isso porque como você está praticando uma atividade física com trabalho cardiorrespiratório, assim, é essencial respirar corretamente para conseguir um melhor desempenho e seguir com a atividade física até o final.

Para te ajudar a entender com detalhes como o exercício deve ser feito, separamos abaixo os três principais momentos que compõem as atividades realizadas sobre um simulador de caminhada. Confira:

Aquecimento

O aquecimento se dá pelo primeiro contato que você tem com o equipamento no dia, é por isso que costuma ser mais leve e com uma amplitude reduzida. Sua frequência cardíaca subirá aqui e deve chegar até 55% de sua capacidade máxima.

Além disso, o aquecimento não costuma ser muito longo, durando por volta de 3 a 5 minutos. No entanto, esse tempo pode variar de acordo com cada um, sendo necessário reduzir ou aumentar o tempo de simulação para conseguir entrar em um ritmo mais intenso.

Exercício principal

O exercício principal no simulador de caminhada é aquele em que você realmente dá o seu melhor e foca na queima de calorias, isto é, a velocidade e a amplitude aqui tendem a ser mais intensas. Por consequência, sua frequência cardíaca pode chegar de 65% a 85% de sua capacidade máxima.

Seja para hipertrofia ou perda peso de forma saudável, é aqui que você precisa dar o seu melhor para conseguir atingir seus resultados. A intensidade de seu treino junto ao tempo de exercício praticado são cruciais no exercício principal.

Por falar em tempo, o exercício principal costuma ter entre 20 a 50 minutos de duração de acordo com a sua capacidade. Caso esteja começando a praticar seus exercícios no simulador de caminhada, siga seu próprio ritmo e vá intensificando-o de acordo com o aumento de sua capacidade.

Além disso, é essencial que você não se esqueça de manter sua postura nesta etapa, com o peito aberto e a coluna reta.

Finalização

Chegando à finalização, significa que seu treino já está prestes a acabar. Aqui, é de suma importância que vá reduzindo sua velocidade e amplitude de maneira gradual para que seu corpo entenda que é hora de diminuir o ritmo.

Chegando próximo a seus últimos 3 a 5 minutos de treino, retorne aos valores aproximados dos que você usou na etapa de aquecimento.

Assim como em todos os exercícios aeróbicos, a finalização vagarosa do treino permite ao corpo a redução da frequência cardíaca e a possibilidade de retomada a seus valores de repouso. Caso você não respeite essa etapa pode sentir dores, dificuldades para respirar, tonturas e até mesmo chegar a uma síncope.

Outras formas de utilizar o simulador de caminhada

Além de método convencional de treino com o simulador de caminha que mencionamos acima, também é possível usá-lo com outros exercícios, com posições diferentes no corpo. Assim, você irá conseguir ativar outros músculos e, assim, trabalhar e movimentar todo o corpo e alcançar os resultados pretendidos.

Nesses treinos, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que movimentos incorretos e com uma postura não alinhada podem conferir lesões sérias ao corpo. Portanto, siga o passo a passo corretamente para garantir os melhores resultados ao seu corpo, combinado?

Quais os cuidados que devem ser tomados ao usar o simulador de caminhada?

Mesmo se tratando de um exercício físico aeróbico de baixo impacto, o uso incorreto do simulador de caminhada pode causar dores e lesões sentidas por dias. Para te ajudar a não passar por isso, separamos abaixo alguns cuidados que você deve ter ao usar o equipamento. Confira:

  • Alimente-se em até 30 minutos antes do treino;
  • Busque aplicar a mesma força nos braços e pernas para o movimento;
  • Evite fazer os exercícios com as pernas rígidas, deixe-as flexíveis como se estivesse caminhando;
  • Mantenha sua postura alinhada;
  • Pratique seu treino em diferentes intensidades;
  • Tenha uma garrafa de água por perto para se manter hidratado;
  • Vista-se adequadamente para o treino;
  • entre outros que você julgar necessário.

Com essas dicas, seu treino sobre o simulador de caminhada será muito mais assertivo e seguro, fazendo com que você alcance seus objetivos rapidamente. Esperamos que tenha gostado destas dicas e que tenhamos o ajudado a usar esse equipamento da forma correta.

Que tal aproveitar sua leitura para conferir também nosso post sobre vida saudável e entender melhor sobre do que se trata esse conceito? Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre equipamentos, treinos e saúde. Até mais!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário