Quais os benefícios da bicicleta ergométrica para a saúde?

Treinar na bicicleta ergométrica pode ser um ótimo exercício para promover diversos benefícios para a saúde física e mental. De modelos verticais, horizontais e bicicletas de spinning, as bicicletas ergométricas são seguras, de baixo impacto e muito fáceis de usar!

Assim como uma esteira, uma bicicleta ergométrica também pode ser usada por pessoas de diferentes níveis de condicionamento físico, pois a intensidade e a resistência podem ser moduladas de acordo com o usuário.

Além disso, como existem diferentes tipos de bicicletas ergométricas, existem também uma variedade incrível de exercícios potenciais que esses equipamentos podem oferecer.

Acompanhe nosso post para descobrir os benefícios em treinar com as bicicletas ergométricas!

Como é treinar em uma bicicleta ergométrica?

Se você é fã de treinamento intervalado de alta intensidade, usar uma bicicleta indoor é uma opção prática, segura e que pode oferecer treinos de cardio que trarão muitos benefícios para seu corpo e para sua mente.

A grande vantagem de ter uma bicicleta ergométrica é que ela pode ser usada todos os dias, basta ter um espaço pequeno dentro de casa. O que difere de uma bicicleta tradicional que você tem maiores dificuldades de treinar em dias frios ou com fortes chuvas.

E as bicicletas ergométricas oferecem praticamente a mesma funcionalidade das bicicletas normais, já que possuem assento e pedais, com a diferença que você não terá os grandes e comuns impactos de quando se pedala na rua.

Os principais tipos de bicicletas ergométricas incluem bicicletas verticais, bicicletas horizontais e bicicletas indoor (também chamadas de bicicletas de spin). Algumas pessoas também aliam a prática do ciclismo outdoor com os treinos em bicicletas ergométricas para potencializar sua performance.

mulheres fazendo bicicleta ergométrica

Benefícios de treinar com uma bicicleta ergométrica

Embora existam algumas diferenças para cada um dos modelos de bicicletas ergométricas, os benefícios em pedalar são universais e podem ser aproveitados da mesma forma. Confira quais são:

1. Aumento da capacidade cardiovascular

Pedalar uma bicicleta ergométrica aumentará sua capacidade para os exercícios aeróbicos e, consequentemente, melhorar a saúde do seu coração e pulmões.

2. Aumento da força e da musculatura das pernas

Bicicletas ergométricas também podem promover o aumento de força dos seus quadríceps e isquiotibiais. Ao aumentar seu ritmo de pedaladas, você também estará trabalhando glúteos, panturrilhas e coxas, promovendo um ganho de força e aumento dos músculos desses membros.

Para aumentar a sua capacidade e resistência muscular, sempre que se acostumar ao treino proposto, aumente também o peso dos pedais.

3. Alto gasto calórico e perda de peso

Estudos indicam que as bicicletas ergométricas oferecem treinos eficazes para queimar gordura e perder peso, ideais para reduzir a circunferência da cintura, promovendo a queima da gordura abdominal.

Embora os benefícios do exercício vão muito além da perda de peso, você não deve desconsiderar as vantagens metabólicas de um bom treino de pedal. Exercícios em uma bicicleta ergométrica podem queimar de 400 a 600 calorias por hora, dependendo do peso e da intensidade do seu esforço.

Além disso, se você pedalar em um ritmo constante, é possível aumentar sua taxa metabólica, fazendo com ela permaneça ativa por várias horas mesmo após o término do exercício.

4. Exercício de baixo impacto que preserva as articulações

Um dos principais das bicicletas ergométricas e benefícios em comparação às outras modalidades de exercício é que elas são ótimas para evitar dores nas articulações ou lesões musculoesqueléticas, que podem ser comuns em pessoas com sobrepeso que iniciam na prática ciclismo ou corrida ao ar livre.

Pedalar em uma dessas bicicletas é uma ótima forma de ser exercitar e é uma prática de baixo impacto, por isso, pode ser uma opção de treino para pessoas que sentem dores crônicas nas articulações.

Além disso, se você pratica esportes de alto impacto, as bicicletas ergométricas podem servir como um complemento perfeito para o treinamento, reduzindo o estresse nas articulações enquanto proporcionam um ótimo treino em dia de descanso na prática principal.

5. Melhora dos indicadores de saúde

Estudos também apontam que a prática regular de exercícios em uma bicicleta ergométrica pode melhorar os indicadores de saúde de forma geral.

Por exemplo, ao pedalar a bicicleta ergométrica todos os dias, você pode reduzir a pressão arterial, diminuir o colesterol e os níveis de lipídios no organismo, além de melhorar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, esse pedal reduz o risco de adquirir doenças cardiovasculares, diabete e aterosclerose.

6. Melhora da saúde mental e do humor

Você já desceu de sua bicicleta ergométrica depois de um treino duro e se sentiu feliz? Se sim, você está familiarizado com o poderoso efeito da endorfina e noradrenalina, hormônios que promovem o bem-estar no corpo quando nos exercitamos por um período de tempo.

Além disso, o treino na bicicleta ergométrica pode melhorar seu humor, diminuir o risco de depressão, aliviar o estresse e a ansiedade e trazer uma sensação de bem-estar de modo geral.

7. Melhora do condicionamento físico

Um dos melhores aspectos ao treinar com esse tipo de equipamento é que eles podem ser usados por praticamente qualquer pessoa, independentemente do condicionamento físico.

Idosos, adultos e jovens com excesso de peso ou musculosos, qualquer pessoa! Você pode ajustar a intensidade e as configurações de uma bicicleta ergométrica em uma carga de trabalho adequada para sua situação.

Por exemplo, mesmo um iniciante que está procurando uma maneira de perder peso pode começar ajustando a resistência de uma bike ergométrica para sua capacidade. Já um atleta pode usar essa bike para um treinamento de alta intensidade para melhorar o seu condicionamento físico, por isso, o aparelho é considerado um equipamento super versátil.

8. Exercícios extremamente seguros

Andar de bicicleta ao ar livre é inerentemente mais arriscado do que treinar em casa, já que você precisará enfrentar o trânsito e o risco de quedas aumenta as chances da ocorrência de lesões graves.

Por outro lado, as bicicletas ergométricas podem fornecer os mesmos benefícios de condicionamento físico do ciclismo ao ar livre de uma maneira muito mais segura.

Particularmente para idosos, pessoas com pouco equilíbrio ou que moram em cidades ou áreas de tráfego intenso, treinar em uma bicicleta ergométrica pode ser uma alternativa mais inteligente do que arriscar um passeio de bicicleta ao ar livre.

home fazendo exercício na bicicleta ergométrica

Além disso, não há a necessidade de parar nos semáforos ou em uma subida mais íngreme, dessa forma, os treinos de ciclismo indoor proporcionam maior segurança e constância.

Perguntas frequentes sobre exercícios em uma bicicleta ergométrica

Agora que você já conhece a bicicleta ergométrica e benefícios, confira também algumas das principais dúvidas que surgem quando se está iniciando seu planejamento de treinamentos:

30 minutos em uma bicicleta ergométrica é suficiente?

Dependendo de seus objetivos de saúde e da intensidade do seu treino, 30 minutos em uma bicicleta ergométrica podem ser suficientes para melhorar sua forma física e promover a perda de peso.

mulher fitness fazendo fitness bicicleta ergométrica

Pessoas adultas devem fazer, em média, 150 minutos de exercícios aeróbicos de intensidade moderada por semana para reduzir o risco de doenças relacionadas ao estilo de vida sedentário, como as doenças cardiovasculares.

Portanto, andar de bicicleta ergométrica por 30 minutos 5 dias por semana em uma intensidade moderada pode ajudar a diminuir o risco de certas condições de saúde.

Quanto tempo treinar em uma bicicleta ergométrica?

Os treinos nesse tipo de bicicleta podem durar de apenas alguns minutos até horas, dependendo de seus objetivos e condicionamento físico.

Se você está apenas começando, tente pedalar na bicicleta ergométrica por 10 a 20 minutos constantes e aumente gradualmente até chegar a uma média de 1 hora por dia para resultados satisfatórios com a prática de exercícios.

As bicicletas ergométricas são boas para perda de gordura da barriga?

Fazer bicicleta ergométrica pode ajudar a reduzir a gordura da barriga quando combinada a uma dieta equilibrada e controlada por calorias.

Mas, para isso, além de dar preferência para os alimentos naturais no lugar dos industrializados, você deve pedalar, ao menos, 30 minutos diariamente em uma intensidade moderada. Esse tempo ajuda a queimar uma média de 210 calorias, dependendo do peso corporal da pessoa.

Um treino mais intenso, em 30 minutos, pode queimar aproximadamente 315 calorias. Mas se você quer perder mais do que isso, é preciso aumentar o tempo do seu treino.

E aí, o que achou dos benefícios ao treinar com uma bicicleta ergométrica? Esperamos ter te ajudado a planejar seus objetivos de perda de peso ou manutenção da saúde usando esse equipamento. Para mais dicas como essas, aproveite para conferir os outros conteúdos disponíveis aqui em nosso blog. Até a próxima!

meninas em bicicletas ergométricas de exercício

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário