O simulador de caminhada é um ótimo equipamento para promover o emagrecimento porque simula um exercício aeróbico: a caminhada, propriamente dita. Portanto, se você está em busca de perder peso, eles podem ser os equipamentos ideais para você.
Trata-se de um equipamento pequeno e compacto que pode inclusive ser adquirido para uso dentro de casa, sendo ideal para pessoas com a rotina apertada. Além de promover um emagrecimento saudável e ajudar o corpo a ficar em forma, o simulador de caminhada é um ótimo auxiliar para ajudá-lo a manter sua saúde em dia.
Se você tem curiosidade e dúvidas sobre o simulador de caminhada e quer entendê-lo com mais propriedade, este post é para você. Continue sua leitura e confira logo abaixo todas as informações que separamos sobre o equipamento para você!
Quanto o simulador de caminhada emagrece?
Assim como toda atividade física aeróbica, a quantidade que você irá emagrecer é diretamente proporcional à quantidade de calorias gastas junto ao tempo de treino que você pratica, isto é, quanto maior o tempo, intensidade e frequências seus treinos forem feitos, maiores serão seus resultados.
De forma geral, uma hora sobre um simulador de caminhada em nível leve promove uma queima de 250 calorias, enquanto o mesmo tempo sobre um ritmo mais pesado promove uma perda de até 600 calorias.
Também é preciso ir além: para conseguir um emagrecimento é preciso que você cuide de sua alimentação, adotando uma dieta com um número reduzido de calorias. Isso porque o conceito básico do emagrecimento consiste na promoção de um déficit calórico junto à prática de exercícios físicos.
Além disso, é importante respeitar os limites de seu corpo, ou seja, não comece seus treinos em intensidades superiores à sua capacidade, pois o resultado pode ser lesões, cansaço extremo e dores após o treino. Além de ser prejudicial a seu corpo, isso pode ser um gatilho para você desistir de continuar a usar seu simulador de caminhada.
Como funciona o simulador de caminhada?
O simulador de caminhada funciona de forma a induzir à prática de um exercício aeróbico bem comum: a caminhada, como seu próprio nome já diz. Para utilizá-lo, você deve segurar o aparelho por suas manoplas e posicionar os pés nos espaços indicados, movimentando-se de forma paralela entre os membros laterais, imitando o movimento do caminhar.
Esses movimentos fazem com que sua frequência cardíaca chegue entre 60% a 70% de sua capacidade máxima, que é quando a queima de calorias ocorre com maior intensidade.
Como usar o simulador de caminhada visando o emagrecimento?
Além da frequência, da intensidade dos exercícios junto à alimentação balanceada, é importante também que você realize seus exercícios corretamente para obter um emagrecimento de forma assertiva e eficaz. Confira abaixo nossa recomendação de treino para que você emagreça com saúde:
Aquecimento
Na fase de aquecimento do seu treino com o simulador, é preciso começar leve, para dar tempo de seu corpo esquentar e se acostumar a esse novo ritmo de respiração e frequência cardíaca. Esse momento deve durar em torno de 3 a 5 minutos e seu principal objetivo é prepará-lo para o passo seguinte explicado abaixo.
Treino principal
Na fase de treino principal é justamente quando você deve desempenhar o máximo de sua capacidade, pois é neste momento que o seu corpo terá que fazer o máximo de esforço possível para conseguir queimar as calorias, visando o emagrecimento.
Portanto, a intensidade e tempo de treino nesta fase tendem a ser maiores, no entanto, enfatizamos novamente a importância de respeitar seus limites para não se machucar durante o treino. Lembre-se que, com o passar do tempo e com a frequência dos treinos, logo você poderá desempenhar melhores resultados.
Desaquecimento
Aqui chegamos à fase final de seu treino em que você irá reduzir o ritmo de seu treino. Essa parte é imprescindível para todos os exercícios aeróbicos porque o corpo precisa desse tempo para desacostumar ao ritmo acelerado, caso contrário, você pode sentir tonturas, falta de ar e até ter uma síncope.
Diferentes posições usando o simulador de caminhada
Além da frequência de seu treino, existem também as posições em que você pode usar o equipamento para trabalhar partes específicas do corpo. São elas:
Posição convencional: nessa posição, seu corpo fica alinhado assim como durante a fase de caminhada e os membros mais trabalhados são as pernas e os braços.
Posição inclinada à frente: aqui o corpo fica inclinado, diferente do que ocorre quando caminhamos, dessa forma, a musculatura que mais se esforça são as coxas e os glúteos.
Posição inclinada para trás: novamente com o corpo inclinado, só que agora em direção oposta, a posição inclinada para trás desenvolve a parte traseira das coxas e até mesmo a musculatura dos braços, uma vez que é preciso segurar com força nas manoplas para conseguir desempenhá-la.
A escolha de cada uma depende de seus objetivos de treino, no entanto, como nosso propósito neste texto é o emagrecimento, recomendamos a posição convencional, mantendo a postura com o abdômen e a coluna eretos.
Leia também: como usar corretamente o simulador de caminhada
Como vimos, o simulador de caminhada pode ser um ótimo equipamento para te ajudar a emagrecer mesmo dentro de casa. Isso porque com a correria do dia a dia, a grande dificuldade que a maioria das pessoas encontra no dia a dia é o tempo e o cansaço para a prática dessas atividades.
Junto à busca por um estilo de vida mais saudável — o qual tem sido cada vez mais recorrente entre as pessoas — a prática de esportes, academia, artes marciais, exercícios aeróbicos e outras atividades físicas afins são os melhores meios para conseguir ótimos resultados notáveis no corpo. Que tal começar seus treinos em seu simulador de caminhada agora mesmo?
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender um pouco mais sobre o simulador de caminhada e seu potencial de emagrecimento. Que tal aproveitar sua leitura para conferir nosso post sobre vida saudável e entender o que é e como adotá-la?
Agradecemos por ter lido até e o esperamos em nossos próximos conteúdos sobre vida saudável e outros meios para adotá-la. Até mais!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?