O que comer depois do treino? 6 alimentos essenciais!

Alimentação e exercícios físicos são hábitos que devem caminhar lado a lado quando estamos em busca de adotar um estilo mais saudável. Para isso, é muito importante saber o que comer em todas as refeições do dia, especialmente nas refeições próximas a seus treinos, seja antes ou depois.

De acordo com os nutricionistas, existem alimentos específicos que devem ser ingeridos nesses períodos de acordo com suas metas e objetivos de treino: os menos calóricos são ideais para quem almeja emagrecer de forma saudável, enquanto os mais proteicos são ideais para o ganho de massa muscular.

Para te ajudar a completar sua alimentação com qualidade, separamos abaixo 6 alimentos que podem ser ótimas pedidas para que você se alimente com qualidade após seus treinos. Continue sua leitura abaixo e veja quais são:

1. Crepioca

 Crepioca em um prato com banana cortadas no meio e kiwi do lado e um paninho amarelo em baixo do prato

A crepioca é um prato rápido, prático e delicioso — ideal para quem deseja se alimentar bem, mas está com a rotina apertada. Feita a partir da mistura de ovos e tapioca, ingredientes que ajudam no desenvolvimento muscular e de baixa calorias, a crepioca é a refeição ideal para comer após o treino e seguir uma dieta balanceada.

O melhor de tudo é a possibilidade de comer a crepioca com diversas misturas para agregar ainda mais a seu sabor: no entanto, não se esqueça de consumir apenas o necessário para sua refeição, sem exageros, combinado?

2. Vitamina de frutas com leite

vitaminas de fruta em umas garrafinha de vidro com morango e outras frutas ao lado

Se ao invés de comer algo, você estiver disposto a beber, uma vitamina de frutas pode ser a escolha perfeita para você! Basta usar leite, o qual é uma ótima fonte de proteínas para ganho muscular, e suas frutas favoritas para degustar um sabor único.

Vitaminas de banana, maçã, morango, mamão, melão e manga são ótimas pedidas, mas ainda existem diversas outras frutas que podem ser usadas no preparo. Além disso, você ainda pode realizar misturas, seja com as frutas ou com outros ingredientes, como leite de amêndoas, de soja, iogurte, mel e até mesmo suplementos pós-treino.

Você ainda pode servir sua vitamina com granola, aveia e cerais depois de pronta. Essa refeição será completa e especial para o consumo após o treino, pois irá ajudar seus músculos a se recuperar das microlesões realizadas durante seus exercícios. Experimente!

3. Barra de cereais com aveia, linhaça e frutas secas

Barra de cereais com aveia, linhaça e frutas secas

Seja preparada por você mesmo ou comprada já pronta, as barras de cereais são os alimentos ideais para sustentar o corpo após os treinos. O melhor de tudo é que se trata de um alimento saudável e com muitas opções de sabores para que você consuma o seu preferido.

E, para deixar sua refeição pós-treino ainda mais saborosa, nossa recomendação é que você a consuma junto a aveia, linhaça e frutas secas. Juntos, esses ingredientes irão compor uma alimentação saudável rica em nutrientes antioxidantes, como vitaminas A, C e E, as quais trazem ótimos benéficos ao cabelo, pele e até mesmo ao sistema imunológico.

Aqui cabe um lembrete de, caso você compre barras de cereais prontas, consultar seus ingredientes e valores nutricionais para não consumir uma opção que tenha açúcar e prejudique os resultados de seu treino.

4. Pão integral com atum

Pão integral com atum e uma folha em cima

Outra ótima alternativa para consumo assim que terminar de treinar é o pão integral com atum que, além de ser um prato rápido e delicioso para consumo, é repleto de benefícios para o corpo.

Isso porque o pão integral contém uma quantidade reduzida de calorias se comparado aos pães convencionais e o atum, por sua vez, é um alimento rico em ácidos graxos e ômega 3 que beneficiam o coração, as articulações e o desempenho neural. Além disso, auxilia ativamente na redução de colesterol do sangue.

5. Frutas com iogurte e aveia

potinho em uma mesa com iogurte e mirtilos e framboesa e uma colher do lado

Se você está sem tempo e deseja degustar de uma refeição rápida e deliciosa, a mistura de frutas com iogurte e aveia pode ser uma ótima refeição para você. Para preparar, basta que você adicione as frutas e a aveia em um recipiente com iogurte ou mesmo em sua embalagem e coma. Bem simples, não?

Dentre os benefícios que essa rápida refeição oferece, podemos citar as proteínas trazidas pelo iogurte, as quais fortalecem sua musculatura, e os carboidratos trazidos pela aveia e algumas frutas, os quais oferecem bastante energia para repor ao corpo o que foi gasto durante a atividade física.

6. Panquecas com recheio de banana

Panquecas com recheio de banana e caramelo por cima em um prato, com garfos do lado

Por fim, temos uma sugestão de prato um pouco mais elaborado, mas que possui um sabor único e especial e ainda consegue trazer diversos benefícios ao corpo que acabou de treinar. Essa é uma escolha interessante porque a banana e a aveia trazem os carboidratos necessários para que o corpo se reabasteça das energias gastas.

Já a panqueca conta com ingredientes que auxiliam no desenvolvimento da musculatura e em sua recuperação após os esforços realizados. Em pequenas quantidades, é possível até perder peso e massa gorda com esse prato. Perfeito, não é mesmo?!

Quais os melhores ingredientes para ganhar massa?

Se seu objetivo com seu treino é o ganho de massa magra, há uma infinidade de ingredientes específicos que podem ser incluídos ou adicionados como opções extras a suas refeições pós-treinos. São elas:

  • Abacate;
  • Amaranto;
  • Amendoim;
  • Atum;
  • Carne Vermelha;
  • Feijão;
  • Frango;
  • Leite;
  • Lentilha;
  • Ovos;
  • Peru;
  • Queijos;
  • Salmão;
  • Tofu;
  • Trigo sarraceno.

Aproveite para preparar e degustar todas as receitas que acompanham esses ingredientes sempre que terminar seus treinos para que a união entre exercícios físicos e alimentação esteja completamente equilibrada em seu corpo para que você alcance seus objetivos.

O que comer depois do treino para emagrecer?

Se você está em busca de ingredientes para perder peso, deve adicionar os seguintes ingredientes em sua alimentação:

  • Arroz integral;
  • Aveia;
  • Berinjela;
  • Canela;
  • Chá verde;
  • Farelo de trigo;
  • Gengibre;
  • Leguminosas;
  • Linhaça;
  • Morango;
  • Pera.

Muitos desses ingredientes foram mencionados por aqui, portanto, aproveite nossas recomendações para ajudar no processo de definição de seu corpo. Além disso, é sempre importante lembrar de manter o controle da quantidade a ser ingerida desses alimentos, uma vez que seu consumo excessivo pode resultar em um efeito oposto ao desejado.

Leia também: O que comer antes do treino? Alimentos que dão energia!

O que evitar na alimentação pós-treino?

Os piores alimentos para consumir após o treino são os refrigerantes, frituras, alimentos doces e açucarados. Portanto, procure evitá-los e manter o foco em seus treinos que logo você começará a notar os resultados visíveis em seu corpo.

Esperamos que tenha gostado destas informações e que tenhamos o ajudado a se alimentar com qualidade após seus treinos. A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre vida saudável e entender mais sobre o tema?

Agradecemos por ter lido até e esperamos você em nossos próximos posts aqui da Dream Fitness sobre saúde e atividades físicas. Até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário