Qual a diferença entre hipertrofia e hiperplasia? Confira!

Quando mantemos uma rotina de treino, nosso corpo começa a se desenvolver, aumentando nossa massa muscular, deixando-o com uma aparência mais robusta e forte. Quando isso ocorre, são as células do nosso corpo que estão trabalhando e mudando.

Esse aumento da massa corpórea ocorre, principalmente, por conta da hipertrofia e hiperplasia. São termos muito conhecidos quando o assunto é trabalhar os músculos, mas você sabe o que quer dizer cada um deles e qual a suas diferenças?

Pensando nisso, a Dream Fitness trouxe alguns tópicos para explicar qual a diferença entre elas. Para entender melhor sobre esse tema, continue aqui com a gente e aproveite o conteúdo!

O que é a hipertrofia?

A hipertrofia está ligada com o aumento das células em nossos músculos, ou seja, a quantidade de células vai aumentando conforme treinamos.Assim, podemos dizer que você não ganha músculo, mas sim o estimula e ele começa a crescer e se desenvolver.

Homem fazendo flexão apoiando os pés em um caixote

Para que a musculatura seja desenvolvida, é necessário combinar treinos com alimentação saudável e equilibrada, com a ingestão correta de síntese proteica, dada a sua composição com aminoácidos que são essenciais nesse processo. Então, devemos ingerir esses compostos por meio das proteínas na nossa alimentação.

Desse modo, para estimular essa síntese é necessário treino pesado, assim, cada vez que o músculo recebe uma carga maior, gera uma micro ruptura que precisa ser reparada, assim os aminoácidos entram em ação e começam a reparação. É assim que ela vai se desenvolvendo e aumentando, ganhando a tão sonhada massa muscular.

E qual é a função da hiperplasia?

A hiperplasia é o aumento de células no corpo por um processo de divisão celular, ela também está relacionada com treinos pesados, ocorrendo apenas em corpos que já estão com os músculos mais desenvolvidos, que tenham os hormônios GH e IGF-1, que ajudam nesse processo de repartição.

Homem fazendo musculação e observando os músculos do braço

Assim, acontece um corte longitudinal das fibras, cortando-as ao meio, formando duas células. Entretanto, ainda não se sabe como, de fato, ocorre essa separação das células, mas é um processo o que ocorre em nosso corpo.

Leia mais e saiba quais são os treinos de força e como fazer em casa.

Qual a diferença entre hipertrofia e hiperplasia?

Desse modo, a diferença entre a hipertrofia e a hiperplasia é que enquanto a primeira está relacionada com o aumento do volume das células dos nossos músculos, a hiperplasia está relacionada com a divisão das células.Com isso, há uma diferença no modo que o tecido se desenvolve.

Homem sentando em um equipamento de acadêmia vendo a hora

Como faço para ter o aumento da hipertrofia e hiperplasia?

O ideal é que você tenha um treino regrado e continuo, assim você consegue ter o desenvolvimento das duas em seu corpo, dividindo suas células e fazendo com que cresçam, aumentando ainda mais a sua massa muscular e deixando seu corpo mais forte e definido.

Para isso, não há como fugir, é fundamental que você treine, mas não se esqueça de alguns fatores para considerar, confira:

  • Ter um intervalo de pelo menos 24 horas nos seus treinos do mesmo grupo muscular,deixando que os músculos descansem e não tenham nenhuma distensão;
  • Priorizar a execução de cada movimento, ou seja, fazer corretamente e no tempo certo. Caso contrário, com a execução errada, você ocasiona problemas no seu corpo e não gera o aumento muscular.

Outro fator que auxilia no ganho muscular é a suplementação alimentar. Com um produto de qualidade, você garante um desempenho maior em seus treinos, dando mais energia e disposição para aumentar a sua carga de peso.

Mas lembrando, esses componentes não são milagrosos, são auxiliares que devem trabalhar em conjunto com a sua alimentação e com o seu treino. Não pense que apenas de tomá-los você vai começar a desenvolver massa corpórea.

Aliás, se você quer conferir alimentos que ajudam a ganhar massa muscular, confira nosso post: 17 alimentos que ajudam na hipertrofia.

Portanto, a diferença entre hipertrofia e hiperplasia está no modo que a célula se comporta, seja se dividindo ou aumentando. Mas, independentemente do seu objetivo, para ter um treino firma e conseguir se desenvolver ainda mais, é fundamental que você tenha o acompanhamento de um profissional.

Mulher realizando flexão no chão

Assim, busque o serviço de um personal trainer para te ajudar na elaboração de um treino coerente com o que necessita e com seu estado físico atual, além de conciliar com o acompanhamento de uma nutricionista para a sua dieta. Com esses dois profissionais em jogo, você apresentará mais resultados, fazendo todos os processos da maneira correta.

Gostou deste conteúdo? Continue seguindo o blog da Dream Fitness e confira muito mais sobre como ter uma rotina de exercícios e manter seus treinos, sobre alimentação saudável e muito mais.

Ah, e não deixe de conferir nosso guia definitivo de como definir o abdômen. Até a próxima!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário