O que é ergometria, para que serve e quais os benefícios

Presente no dia a dia de muitas clínicas, o teste de ergometria se prova de grande importância para a nossa saúde e sua realização rotineira é recomendada por muitos cardiologistas. Afinal, esse é um dos principais exames responsáveis por verificar como está a saúde do nosso coração.

Que tal saber mais sobre a ergometria e entender a importância da sua realização de forma rotineira? Interessado? Confira o que é ergometria e para que serve esse teste de esforço físico a seguir!

O que é ergometria

Popularmente conhecido como teste de esforço físico ou, então, como “exame da esteira”, o teste de ergometria é o exame realizado para avaliar a saúde e o correto funcionamento do coração. A avaliação de como está o coração é feita em esforço físico, enquanto o paciente realiza essa prática com constante monitorização dos seus sinais vitais.

Sua realização periódica é de grande importância. Pois, é através dela que é possível identificar certas condições e doenças que podem afetar o coração, como arritmias cardíacas, variações na pressão arterial, sinais de isquemia, além de muitos outros. Assim, um diagnóstico precoce pode ser dado para conduzir ao devido tratamento e acompanhamento médico.

O teste é realizado em uma esteira ou em uma bicicleta ergométrica, que aumenta a sua velocidade de maneira gradual para que o paciente se acostume e mostre todo o esforço necessário em sua prática, conforme a sua capacidade.

Com isso, o exame pretende imitar todos os movimentos e esforços físicos realizados no dia a dia, como subir ladeiras e escadas, realizar corridas ou, até mesmo, andar de bicicleta.

O objetivo é simular essas atividades que, normalmente, geram desconforto e cansaço, como falta de ar e arritmias, para verificar a saúde do coração em pessoas, tanto saudáveis, como com risco de desenvolver tais doenças.

Qual é a função da ergometria

De uma forma geral, a função da ergometria é de medir a saúde do coração através do esforço físico. Por meio do uso de esteiras e bicicletas, é possível simular o esforço feito diariamente e ver como o coração trabalha de acordo com isso.

mulher fazendo função da ergometria

Ou seja, é através dela que se torna possível avaliar tanto a função cardiológica como a respiratória. Esse exame, geralmente, é solicitado pelo cardiologista ou pelo clínico geral e tem como principais funções:

  • Avaliar a saúde do coração, de modo geral;
  • Verificar se há ou não doença arterial coronariana;
  • Investigar dores no peito;
  • Descartar doenças que afetam a circulação do sangue, como a angina pectoris;
  • Observar a variação de pressão durante a prática de exercícios;
  • Estudar as arritmias cardíacas durante o esforço;
  • Avaliar a capacidade cardiovascular e a frequência respiratória;
  • Detectar defeitos nas válvulas cardíacas ou alterações de sopro;
  • Diagnóstico precoce da isquemia miocárdica ou de outras doenças;
  • Avaliar se há ou não distúrbios hemodinâmicos.

O exame é solicitado, em geral, para pacientes que apresentam sintomas suspeitos de doenças cardiovasculares. Como exemplo dos clássicos sinais e sintomas das principais condições que afetam o órgão, pode-se citar:

  • Sinais de hipertensão arterial;
  • Dificuldade de respirar após atividades físicas ou durante o sono;

    homem com uma bomba de respirar melhor na mão

  • Falta de ar em repouso;
  • Dores no peito e palpitações;
  • Náuseas;
  • Tonturas;
  • Desmaios;
  • Fadiga;
  • Suores frios repentinos e palidez;
  • Taquicardia.

Além disso, a ergometria também pode ser realizada em pacientes que apenas desejam ver se a saúde do coração está em dia. Ou, então, pode ser solicitado como uma forma de avaliar se determinada medicação está surtindo efeito para o tratamento da doença.

O que esse exame emprega?

O exame é uma ferramenta fundamental para chegar no correto diagnóstico de diferentes doenças que podem afetar o sistema cardiovascular. Ele emprega que o paciente realize esforço físico de forma controlada e programada, com a missão de demonstrar as mais diferentes variações durante a prática, diferente de quando se está em repouso.

pessoa com uma caneta na mão escrevendo em um papel e na frente um computador

No geral, o teste é realizado quando há suspeita ou a confirmação de doenças cardíacas, para checar o nível de comprometimento do órgão. Além disso, também é bastante recomendado para avaliar a pressão arterial e as arritmias do coração.

Quanto tempo dura o exame de ergometria?

O exame dura, em média, 20 minutos para ser realizado. Para dar início ao teste de exercício físico, são conectados 11 eletrodos em toda a região do peito junto do esfigmomanômetro, o “aparelho de medir pressão”, no braço.

Assim que o exame se inicia, o paciente deverá correr, caminhar ou pedalar conforme o aparelho que será utilizado. Nesse ponto, a velocidade irá aumentar gradativamente conforme for necessário, sempre de maneira controlada, com o objetivo de ver o comportamento do coração do paciente naquele ponto.

Conforme o paciente realiza o exercício e aumenta sua velocidade, os sinais vitais são captados pelos eletrodos presentes em toda a região do tórax, e enviado para o computador. O médico responsável irá avaliar as informações obtidas de acordo com o tempo e a velocidade, para analisar variações nos batimentos cardíacos ou, então, na pressão arterial.

Como é o pré e pós-exame de ergometria?

Há diversas orientações dadas, tanto pelo médico como pelo laboratório responsável pelos exames, que devem ser seguidas antes de realizar a ergometria. No geral, é para garantir melhor aproveitamento dos testes e maior precisão em seus resultados. Durante o pré, é necessário:

  • Não fazer nenhuma atividade física ou exercício 24 horas antes do exame;
  • Ter uma boa noite de sono antes do teste;
  • Não fazer o teste de jejum;
  • Se alimentar com comidas leves e de fácil digestão, 2 horas antes do exame;
  • Vestir roupas confortáveis e tênis propício para exercício físico;
  • Evitar consumir bebidas com cafeína, 2 horas antes;
  • Levar a receita dos medicamentos utilizados diariamente.

É importante, também, evitar passar hidratantes, cremes ou loções na região do tórax antes do exame. Além disso, muitas vezes é necessário depilar a região com uma lâmina de barbear para aderir bem os eletrodos.

O pós-exame é bem tranquilo e não precisa de cuidado específico. Após realizado, basta aguardar os resultados com o laudo. Assim que estiverem prontos, o médico responsável pela solicitação irá interpretar as informações de acordo com o que foi visto na clínica e no laudo, em busca de possíveis alterações de batimentos ou de pressão arterial.

Caso o resultado mostre que há alterações, o médico poderá solicitar outros exames complementares para confirmar o diagnóstico e, então, seguir com o devido tratamento.

A ergometria é um dos exames que devem ser feitos rotineiramente, para checar como está a saúde do coração e de todo o sistema cardiovascular. Caso você sinta sintomas comuns de doenças cardiovasculares, é necessário consultar o médico e seguir com todos os exames solicitados.

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário