O jump é ótimo para perder peso, pois promove uma queima de calorias considerável que, se unida a uma dieta saudável, pode ajudar na perda de peso.
Dentre os tantos exercícios aeróbicos existentes, as aulas de jump são animadas e divertidas à medida que são realizadas sobre um pequeno trampolim elástico em que os alunos repetem os movimentos de acordo com as instruções do professor.
Durante o exercício, as aulas costumam seguir o ritmo de uma música, aumentando e diminuindo de acordo com suas batidas.
Se quer entender mais sobre essa atividade física e aprender a como fazê-la corretamente, continue a leitura e veja todas as informações que separamos para você.
Aulas de jump ajudam a emagrecer?
Sim, as aulas de jump são exercícios aeróbicos que queimam bastantes calorias e ajudam no processo de emagrecimento saudável. Com apenas 30 minutos em uma aula de jump, é possível queimar cerca de 300 a 600 calorias.
Dessa forma, a prática frequente às aulas junto a uma dieta balanceada traz ótimos resultados ao corpo. Seguindo regularmente esses requisitos, em até um mês já é possível alcançar resultados satisfatórios.
Fazendo as aulas com frequência, é possível notar a redução de gordura da barriga, uma vez que os músculos abdominais são usados constantemente durante a prática.
Os movimentos seguidos na aula de jump são ótimos para a estimulação dos gânglios linfáticos, porque ajudam a promover uma drenagem natural no corpo, a eliminação de toxinas e reduz a retenção de líquido.
O jump ainda ajuda no combate à celulite e, a partir da terceira aula, geralmente já é notável uma pele mais lisa e firme nas regiões em que há predominância de celulites.
Quais os benefícios do jump para a saúde?
O jump traz uma série de benefícios para a saúde do corpo, tais como: ganho muscular, aumento da capacidade respiratória e resistência corporal, redução de estresse e muito mais. Confira abaixo do que mais sua saúde irá ser beneficiada com as aulas de jump:
Auxilia na qualidade do sono
Com o esforço realizado pelo corpo para acompanhar o ritmo das aulas de jump, seu sono terá mais qualidade, ao passo em que seus músculos estarão mais cansados.
Baixo impacto nas articulações
O jump é uma atividade física que promove impacto menor nas articulações, o que permite que ele seja praticado inclusive por idosos e pessoas portadoras de dificuldades ósseas.
No entanto, caso você se enquadre em algum problema ortopédico, é importante consultar um médico para ter certeza de que este exercício pode ser feito, combinado?
Desenvolvimento da musculatura dos membros inferiores
O jump é um exercício composto por pulos constantes com ritmos que aumentam e diminuem durante a aula. Com a prática frequente de jump, é possível notar o desenvolvimento da musculatura dos membros inferiores, o que contribui para deixar as pernas mais definidas.
Melhora do equilíbrio e da coordenação motora
As camas elásticas usadas no jump possuem um tamanho razoável que permite que você pratique suas aulas com conforto e segurança.
Com a sequência constante dos movimentos junto à busca por manter o equilíbrio para se manter dentro do espaço elástico, sua capacidade de equilíbrio vai se elevando com o decorrer das aulas, e logo você perceberá melhora na coordenação motora.
Permite o emagrecimento de forma divertida
Devido à música utilizada – geralmente eletrônica ou outros ritmos bem animados – junto ao seu ânimo e o de seus companheiros de jump, o tempo passa sem que você perceba, o que o faz uma atividade divertida e de fácil realização.
Além disso, o jump se difere de outras modalidades, como academia, que boa parte das pessoas fazem seus exercícios sozinhos, ou quando estão acompanhados, param muito tempo para conversar, desperdiçando um tempo precioso em que poderiam estar queimando calorias.
Promove o relaxamento muscular
Por não fazer uma força excessiva em seu corpo, e sim alongando-os com os exercícios, o jump colabora para o relaxamento muscular, pois sua prática promove uma maior liberação de endorfinas, e consequentemente acaba fazendo com que o stress do dia a dia também seja diminuído.
Leia também: Exercícios físicos no combate à ansiedade e depressão
Como utilizar a cama elástica do jump?
Para a utilização da cama elástica do jump, lembre-se de sempre manter uma postura correta, abdômen retraído, pernas firmes e o tronco levemente curvado para frente, isso faz com dores na região lombar sejam evitadas, assim como o auxiliará a manter maior estabilidade sobre a cama elástica.
Onde assistir aulas para fazer em casa?
Caso você prefira assistir e realizar o jump em sua residência, uma ótima opção para você é plataformas de vídeos gratuitas com infinitas possibilidades de professores e ritmos dos mais diferenciados.
Também há a possibilidade de contratar pacotes pagos para seguir uma lista de exercícios em casa. Você pode fazer aulas ao vivo por vídeo-chamadas com um profissional. Nesses casos, as aulas podem ser individuais ou coletivas.
Qual a duração ideal dos exercícios de jump?
O tempo de duração médio de uma aula de jump gira em torno de 30, 45 ou até 1 hora. Tudo depende do ritmo de cada aula: em ritmos mais pesados, as aulas costumam durar menos para não ser nada muito maçante e cansativo, o que poderia levar à perda da essência do jump: a diversão.
O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado das informações trazidas e que você se sinta incentivado a buscar pelas divertidas aulas de jump para cuidar de seu corpo e sua saúde.
Que tal aproveitar sua leitura para conferir nosso post sobre vida saudável? Com ele, você entenderá melhor o que é e como adotá-la para si da maneira correta. Agradecemos pela visita ao nosso blog e nos vemos nos próximos posts.
Até mais!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRUCE, C. Benefícios da aula de jump. Tua Saúde, 2018. Disponível em: https://www.tuasaude.com/aula-de-jump-emagrece-e-combate-celulite/. Acesso em: 22 jun. 2022.
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?