Como respirar corretamente? Musculação, corrida e mais

Durante o exercício, é comum notar mudanças na sua respiração, como respirar de forma irregular ou até mesmo menos do que o habitual. Isso pode acontecer enquanto você se exercita, e é importante ficar atento a esses sinais.

Para manter o foco e a concentração durante os exercícios, é importante respirar corretamente. A respiração adequada é uma aliada crucial para alcançar bons resultados na musculação.

No post de hoje, a Dream Fitness mostra como respirar corretamente durante os exercícios físicos, seja na musculação, corrida na esteira ou alongamento.

Respiração em corridas na esteira

Quando você corre na esteira, é importante respirar do jeito certo. Isso significa respirar fundo, enchendo o peito e a barriga de ar. É como quando você corre ao ar livre, mas em um ambiente fechado. Esta técnica de respiração, chamada de respiração diafragmática, é crucial para maximizar seus resultados durante o treino de musculação ou exercícios funcionais.

Mulher praticando exercícios físicos de blusa azul, ao fundo academia

O mais importante nessa respiração é garantir que todo o pulmão seja preenchido. E se você ainda não corre na esteira, confira o nosso post falando mais sobre por que correr na esteira faz bem!

Na musculação

A parte mais crucial dos exercícios de musculação é, possivelmente, a respiração. Fazer uma expiração e inspiração adequada permite que os pesos sejam levantados com muito mais controle.

Mulher em academia segurando anilha com ambos os braços esticados

A falta de respiração pode ocasionar em alguns problemas, como hérnia. Mas como respirar na musculação corretamente? Quando estiver flexionando o músculo, inspire; ao relaxar, expire. É assim que se deve respirar durante o exercício de musculação.

Por exemplo, no bíceps rosca, você faz a aspiração quando levantar os pesos e, em seguida, ao abaixá-los, fazer a inspiração.

Durante o alongamento

Para saber como respirar corretamente durante o alongamento, é bem simples: calma e natural. Ao fazer o alongamento, veja o seu abdômen se movendo lentamente durante a respiração. Depois de um tempo, a respiração deve se tornar fluida e automática.

Mulher deitada de barriga para baixo realizando alongamentos físicos

Confira também: Saiba como fazer um bom treino de força em casa!

Atividades de relaxamento

Para os exercícios como pilates e ioga, por exemplo, é importante saber como respirar corretamente para cada execução. Para obter os melhores resultados em seus exercícios de musculação, é crucial realizar respirações profundas de forma tranquila e controlada. Esvazie todo o diafragma na sua expiração antes de começar a inspiração.

Na musculação, a respiração segue um padrão simples: você solta o ar enquanto realiza o movimento e inspira quando está se preparando para o exercício. Esta técnica é fundamental para otimizar seus resultados e garantir uma prática segura.

Se continua pensando sobre os exercícios aeróbicos, confira nosso post sobre a importância do exercício aeróbico!

Por que é importante respirar corretamente na musculação?

Durante os exercícios, os músculos precisam de oxigênio para poder funcionar adequadamente. Por isso, garantir uma boa quantidade de oxigenação ajuda os músculos a ter um melhor desempenho e contração.

Mulher em esteira com roupas de academia na cor preta, usando fones de ouvido

Para melhorar o desempenho durante o treino, é importante respirar corretamente na musculação. Isso não só aumenta o suprimento de oxigênio, mas também ajuda a remover os resíduos metabólicos que causam fadiga muscular.

É importante entender que a respiração correta desempenha um papel vital na estabilização do core, que é essencialmente o centro do corpo. Ter um core saudável e fortalecido é essencial para evitar lesões durante os exercícios da musculação, principalmente para quem faz levantamento de peso.

A respiração correta na musculação também permite que você mantenha uma boa execução do exercício e realize repetições com menos fadiga, isso pode levar a ganhos melhores e mais rápidos.

Por último, um dos benefícios da respiração durante os exercícios físicos, e principalmente na musculação, é de que respirar corretamente mantém os níveis de dióxido de carbono e oxigênio no sangue em um limite seguro, o que evita tonturas, náuseas e desconforto depois do treino.

Não respirar enquanto faz exercícios pode ser prejudicial?

Por mais que seja um ato involuntário, algumas pessoas seguram a respiração e isso pode ser prejudicial. Primeiro que os músculos não recebem oxigênio adequadamente durante os exercícios e por isso deixam de funcionar eficientemente, o que causa a fadiga mais rapidamente.

Além disso, a falta da respiração durante os exercícios pode acabar gerando uma acumulação de dióxido de carbono no corpo, causando tonturas, náuseas e desconforto.

Não saber como respirar corretamente também pode ocasionar em uma leve pressão intra-abdominal inadequada, o que, infelizmente, aumenta o risco de lesões na coluna vertebral e no core.

Para maximizar os resultados e garantir sua segurança durante os treinos, é crucial dominar as técnicas de respiração. Isso torna os exercícios mais eficientes e confortáveis, proporcionando uma experiência mais satisfatória.

É normal sentir falta de ar durante o treino?

Para algumas pessoas, é comum sentir falta de ar durante os exercícios físicos, especialmente durante os treinos de musculação.

Mulher com mãos sobre os joelhos, ganhando fôlego, ao fundo várias esteiras em academia

O motivo disso acontecer é por conta dos músculos em atividade, já que por precisarem de oxigênio para ter energia, isso pode fazer com que durante a atividade a respiração fique mais rápida e profunda, dando a sensação de falta de ar.

Porém, se a falta de ar for mais intensa ou persistente, isso pode ser um sinal de que você está excedendo seus limites físicos ou não está respirando adequadamente.

Por isso, certifique-se de que está respirando profundamente e de forma controlada, concentrando-se no diafragma.

Leia também: Aplicativo de treino – 10 opções para guiar seus exercícios!

Você já percebeu como é importante respirar corretamente enquanto pratica exercícios físicos? A respiração adequada não só melhora o seu desempenho, mas também ajuda a prevenir lesões. Concorda?

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender melhor sobre esse assunto e não deixe de conferir outros artigos do nosso blog!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário