Para quem vive na academia e está sempre à procura de resultados para hipertrofia, provavelmente já ouviu falar sobre o bulking. Se você planeja ter bons resultados no ganho muscular, além de um treino regrado, é preciso manter uma alimentação com proteínas suficientes e ainda consumir mais calorias do que o seu corpo consegue gastar.
Para isso, existem duas formas diferentes que vamos te apresentar hoje: o bulking limpo ou o bulking sujo. Dentre os dois, existe um que é mais difícil e necessita de uma alimentação mais saudável.
Já o outro não exige muito controle, mas fará a balança subir mais rapidamente. Nesse caso em específico, será necessário fazer uma dieta específica após o processo, com o objetivo de perder o excesso de peso e manter a massa magra.
Entenda o bulking
O bulking é uma estratégia de ganho de massa magra de maneira eficiente. Em outras palavras, o indivíduo precisa ingerir uma grande quantidade de calorias para aumentar o seu peso e assim tonificar os músculos.
Com um treino de força mais intenso e uma alimentação hipercalórica, é possível aumentar consideravelmente os músculos. No entanto, os níveis de gordura presentes no corpo também acabam se elevando, e por esse motivo é necessário fazer outra dieta após o bulking, que é chamada de cutting.
Para aumentar a massa muscular com o bulking é preciso diminuir o excesso de gordura para ter mais definição. O cutting acaba atuando em seguida com o objetivo de restringir o consumo de carboidratos, visando a gordura como uma fonte principal de energia para o corpo.
Ficou interessado? Aqui no blog da Dream Fitness, você encontra um post feito especialmente para esse assunto, confira: Bulking e Cutting: conheça tudo sobre os processos!
Bulking limpo e bulking sujo — Entenda a diferença entre os dois
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os fundamentos do bulking, é preciso saber a diferença entre os dois tipos existentes. Cada um deles possui seus pontos positivos e negativos, mesmo chegando aos mesmos resultados.
Confira a seguir, a diferença entre bulking limpo e bulking sujo:
Bulking limpo
O bulking limpo é a opção mais saudável para diminuir o ganho de gordura corporal e aumentar o crescimento muscular, além de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Nele, é priorizado o consumo de alimentos mais saudáveis e a dieta pode ser constituída por alimentos como: vegetais, grãos integrais mais nutritivos, gorduras boas e proteínas magras.
Por ser uma alternativa “limpa”, é importante evitar açúcar e alimentos processados. Alimentos como batata frita, sorvetes e lanches podem ajudar você a bater a meta de calorias, mas isso será ruim para o seu corpo.
Também é recomendado exercícios aeróbicos durante o bulking limpo. Além de melhorar a saúde cardiovascular, os exercícios vão ajudar na recuperação e na queima de gordura em repouso.
Bulking sujo
O bulking sujo é a maneira mais fácil e rápida de conseguir aumentar os níveis de caloria na dieta. Isso inclui todo tipo de alimento, até mesmo, aqueles que não fazem tão bem à saúde como pizzas, frituras, doces, entre outros.
A ideia principal é esquecer o controle de calorias e comer tudo o que você desejar e gostar. O problema principal é que o indivíduo não considera quais são os macronutrientes que estão sendo ingeridos pelo organismo.
O consumo elevado de gordura pode ser muito prejudicial ao corpo, principalmente se as pessoas deixam de lado alimentos mais saudáveis. Isso pode causar diversos problemas, como a queda de minerais e vitaminas do corpo, causando efeitos super negativos para a saúde.
Vantagens do Bulking limpo e sujo
No bulking limpo, o indivíduo não precisa sair da dieta, somente é necessário aumentar a ingestão de alimentos para alcançar o nível de caloria desejado. Por esse motivo, manter o foco no cutting é muito importante.
O ganho de massa muscular é gradativo e consistente, o que acaba impedindo o ganho de gordura em excesso. Por isso, o bulking limpo possui resultados mais visíveis e rápidos, pois o ganho de gordura é bem menor.
Já no caso do bulking sujo, sua principal vantagem está em você poder comer suas comidas preferidas todos os dias. Ele pode funcionar como uma alternativa para outras dietas que são mais restritivas.
Confira caso tenha interesse: O que é cardio e para que serve? Confira 10 exercícios!
Desvantagens do Bulking limpo e sujo
A principal desvantagem do bulking limpo é que, ao contrário do sujo, ele acaba sendo uma dieta mais restritiva. Muitos alimentos gordurosos ou com açúcar precisam ficar de fora.
No caso do bulking sujo, como já citamos, o excesso de ingestão de gorduras de forma descontrolada pode causar diversos problemas para o seu shape e para a saúde.
Quanto maior o nível de gordura acumulada, mais longo será o processo para perder a gordura adquirida (cutting). Ou seja, você vai demorar mais tempo para conseguir chegar a um resultado bom.
Como escolher a melhor opção?
Escolher fazer um bulking sujo sem nenhum tipo de acompanhamento ou controle pode gerar o aumento de músculos. No entanto, a principal diferença entre o sujo e o limpo está no risco à saúde que você está se propondo para ter os resultados.
Mas, afinal, qual é a melhor opção? Corte a ideia de utilizar o bulking sujo, concentre-se apenas em uma opção que vai permitir que você cresça sem uma gordura desnecessária.
Independentemente de qual você optar, o ideal é que você esteja magro para iniciar o bulking. Quanto mais magro você estiver, mais massa você poderá ganhar sem se preocupar em perder a gordura em excesso.
Gostou do texto? Aqui na Dream Fitness, você encontra diversos conteúdos sobre vida saudável, exercícios e muito mais. Caso tenha interesse, confira também esse blog super especial com os melhores exercícios para definir a panturrilha. Até logo!
Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná – Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.
Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação.
Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos?