Bulking e cutting: conheça tudo sobre os processos!

Quem geralmente inicia a musculação tem um objetivo em mente, e pode ser dos mais variados possíveis, como ganhar massa magra, conseguir mais resistência física, perder gordura ou então ter um corpo totalmente definido e forte como os de atletas do bodybuilding. Mas, nem tudo é fácil de conseguir, já que tudo isso exige muita disciplina e esforço.

Por isso, é necessário entender como funciona o processo de ganho de massa e perda de gordura, que no caso de hoje estamos falando do bulking e do cutting. Neste post, nós da Dream Fitness vamos falar com mais detalhes sobre esses processos que irão te ajudar a ter mais assertividade durante a sua jornada de treino.

O que é bulking?

Este é um nome dado para um processo de ganho de massa muscular, sendo este o primeiro passo para alcançar a hipertrofia dos músculos.

O bulking é basicamente um período em que há um maior consumo de calorias, aumentando o próprio peso e assim, a força dos músculos. Mas, qual o objetivo do bulking? Claro que não da para adotar um processo sem saber qual o seu propósito. Veja mais detalhes abaixo.

homem forte de bermuda preta sem camisa na parede branca

Qual o propósito do bulking?

O bulking é um processo de ganho de peso, que visa adquirir mais massa muscular. É muito conhecido pelos fisiculturistas na fase off-season, fora da época de competição.

Este é um procedimento voltado para as pessoas que desejam aumentar a força de seus músculos e adquirir mais massa muscular, além das pessoas que desejam ganhar peso.

A Dream Fitness lembra que o acompanhamento de um profissional da área da saúde é super importante durante estes processos.

Antes que você comece a fazer o bulking, é importante que você saiba a quantidade correta das calorias para o seu corpo. Após ter esse conhecimento, é ideal adotar uma dieta elaborada no seu biotipo, com as quantidades corretas de calorias. Confira com mais detalhes.

Como adotá-lo na dieta?

As dietas alimentares variam entre cada pessoa, e não é diferente com o bulking. Mas, existe algo em comum para todas as dietas do bulking: o grande consumo de calorias. Ao ter uma rotina intensa de musculação, os resultados continuam a evoluir e ficam cada vez melhor com o passar do tempo.

Veja também: o que comer depois do treino? 6 alimentos essenciais!

De forma geral, além de carboidratos como a batata e o arroz, é importante a presença de outros tipos de alimento que ofereçam uma gordura boa ao corpo, por exemplo: peixes, castanhas, abacate, etc.

seleção de alimento saudáveis na mesa branca

Quais os cuidados que devem ser tomados com o bulking?

Antes que você inicie a prática, saiba que o aumento de peso nem sempre está relacionado ao ganho de massa muscular. O objetivo deste processo é absorver os nutrientes, como proteínas e ácidos graxos, que sejam a mais do que o normal, mas sem exageros. Mesmo adotando esta prática, é importante continuar levando uma vida saudável.

Durante o bulking é importante manter uma rotina de atividades e exercícios cardiovasculares por pelo menos 2 vezes na semana.

O que é cutting?

Esta é uma estratégia alimentar que tem por objetivo diminuir o peso, reduzindo o máximo possível de gordura corporal e o mínimo de massa muscular. Para que tudo isso seja feito, também é necessário o acompanhamento de um nutricionista, que irá direcionar a quantidade correta de calorias totais do seu plano de dieta.

Este é um método utilizado após o bulking por atletas do fisioculturismo. Mas outras pessoas também podem fazer o processo, que pretendem atingir a definição muscular.

homem musculoso de bermuda preta sem camisa na parede branca

Para que serve a dieta cutting?

A ideia é que se ganhe massa muscular durante o processo de bulking, mas sendo somente acompanhado de ganho de peso e gordura, já que neste momento é feito uma dieta de superávit calórico.

Leia: o que comer antes do treino? Alimentos que dão energia!

A ideia do cutting é perder o excesso de peso, mas mantendo toda a massa muscular. Aqui nós teremos um déficit calórico, ou seja, você consumirá quantidades menores de calorias.

Como fazer a dieta cutting?

Os alimentos ideais para o cutting devem ser aqueles que possuem pouca densidade energética. Além das proteínas com baixo percentual de gordura e carboidratos de baixo índice glicêmico, as frutas são excelentes opções no momento do consumo.

É recomendado que a pessoa não consuma açúcar, farinha refinada, pão, doces, macarrão ou arroz, e dar preferência para carnes magras, como peixes, peru e frango.

alimentos de dieta cutting em cima da mesa

Quais cuidados tomar com o cutting?

Os nutricionistas explicam que o nosso corpo não é feito somente de macronutrientes, mas também de micronutrientes (zinco, ferro, cálcio e mais). O cuidado que a Dream Fitness alerta é sobre ficar longos períodos nesta dieta, que pode ocasionar em anemia e diminuição da produção hormonal. Além disso, outros efeitos como dores de cabeça constante, queda de cabelo e estresse.

Agora que entendemos um pouco mais sobre estes dois processos, qual a real diferença entre eles? Continue a leitura e entenda mais sobre bulking e cutting.

Afinal, qual a diferença entre os dois conceitos?

A diferença entre esses dois conceitos é que o bulking serve para o ganho de massa muscular, enquanto o cutting vai ajudar na perda de gordura. Além disso, o bulking é mais utilizado na fase off-season, em que os atletas do fisioculturismo não estão competindo e o cutting é utilizado na preparação para as competições.

Antes que você comece a realizar um destes dois processos, é preciso entender qual melhor se encaixa para alcançar seu objetivo. A Dream Fitness sempre recomenda a busca de ajuda por um profissional da área da saúde para poder te auxiliar. Esperamos que as dicas tenham te ajudado e até a próxima!

5/5 - (Total de avaliações: 1)
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário