Conheça 17 alimentos para aumentar a imunidade

Manter a imunidade alta é sinônimo de uma rotina mais saudável, maior qualidade de vida e funcionamento correto do corpo. Além, é claro, de mais disposição para trabalhar, fazer exercícios e outras atividades.

Engana-se quem acredita que a única forma de alcançar esses níveis elevados é com a ajuda de suplementos ou receitas mirabolantes. Com apenas alguns alimentos, é possível aumentar a imunidade e garantir todos os benefícios que citamos.

Para te ajudar, compartilhamos a seguir uma lista de alimentos para aumentar a imunidade. São opções fáceis de encontrar e que, provavelmente, você já tem disponível em casa. Confira quais são:

1. Alho

Indicado para aumentar as defesas do corpo, o alho tem a alicina na composição, um ingrediente com capacidade anti-infecciosa, antimicrobiana e anti-inflamatória. Na prática, o item pode impedir o crescimento de fungos e bactérias e eliminar toxinas que atingem o organismo.

Tábua de servir com um alho e uma bowl com um limão

Se deseja garantir as capacidades do alimento, indicamos que o consuma cru. Isso porque, ao ser aquecido, ele acaba perdendo ou reduzindo a eficácia.

2. Batata-doce

Com componentes antioxidantes, vitamina A e vitamina C, a batata-doce também está na lista de alimentos para aumentar a imunidade. O produto ainda consegue controlar a glicemia do corpo e pode ser usado no tratamento de doenças infecciosas.

Imagem de duas batatas doce e uma faca

Ao contrário do alho, a batata-doce pode ser levada ao fogo sem perder as vitaminas e a efetividade.

3. Iogurte natural

Saboroso e versátil, o iogurte natural tem probióticos e lactobacilos que agem diretamente na regulação do intestino. O alimento ainda entra em ação para fortalecer as defesas do corpo e potencializar o sistema imunológico.

imagem de um pote com iogurte natural

Não à toa, esse tipo de iogurte é considerado um dos alimentos essenciais para comer depois do treino.

4. Frutas cítricas

Fontes de vitamina C e fibras, as frutas cítricas oferecem ao corpo capacidade anti-inflamatória, resistência e, consequentemente, aumentam a imunidade. Dentre as opções que você pode incluir na sua rotina, estão: limão, kiwi, abacaxi, laranja, caju, acerola, dentre outras.

Imagem de uma tigela com laranja

5. Salmão

Também na lista de alimentos que ajudam na hipertrofia, o consumo do salmão contribui efetivamente para a saúde. O item é rico em ômega 3, possui capacidade anti-inflamatória e regula as células de defesa do corpo humano.

Dois filés de salmão

,

6. Semente de girassol

As sementes de girassol são ricas em zinco e vitamina E, ambos responsáveis por garantir altos níveis de imunidade. Elas ainda possuem competência antioxidante, protegendo o corpo de radiações, toxinas e mais.

Sementes de girassol

7. Morango

O morango vai além da vitamina C e conta com as vitaminas A, B5, B6 e E. Ele também possui magnésio, potássio, ferro, selênio e cálcio. Ao entrar no organismo, o produto contribui para o aumento da imunidade, previne infecções e aumenta a resistência do corpo.

três morangos

No momento de consumir, você pode usá-lo para compor vitaminas com leite ou água, panquecas saudáveis, chás, compotas e muito mais.

8. Gengibre

Além de ser um poderoso termogênico indicado para quem deseja saber como emagrecer de forma saudável, o gengibre fortalece o sistema imunológico com as suas habilidades anti-inflamatórias, antimicrobianas e até mesmo antioxidantes.

Gengibre em uma tábua

Quando você o inclui nas refeições, é possível controlar doenças cardiovasculares, infecções, diabetes e outros problemas virais e fúngicos.

9. Cúrcuma

A cúrcuma é um potente antioxidante, antibactericida, antifúngico e anti-inflamatório. O alimento para aumentar a imunidade também age no controle de gripes, contribui para a perda de peso e controla a flora intestinal.

Fotos de saquinhos de tempero com destaque para a  Cúrcuma

Ela pode ser usada para temperar alimentos, no preparo de chás, em shots e outras receitas.

10. Spirulina

A alga spirulina é um imunoestimulante que garante mais disposição, aumenta a defesa do organismo, reduz a pressão arterial e ainda contribui para uma melhor resistência muscular. Em razão dessas propriedades, o produto costuma ser usado como suplemento nutricional.

Frasco com spirulina

11. Amêndoas

Donas de imunomoduladoras, as amêndoas entram no organismo para fortalecer o sistema imunológico e garantir propriedades antioxidantes. Dentre as células que o alimento atua, estão dendríticas, T e macrófagos.

Pote com amêndoas

Em relação à quantidade, a recomendação é que se coma, no mínimo, 6 amêndoas por dia. Ela pode ser colocada em saladas, no iogurte natural, lanches e muito mais.

12. Nozes

As nozes possuem vitaminas B6, B9 e E, potássio, zinco e até mesmo ômega 3. Esse tipo de semente enquadra-se ainda como anti-inflamatória, reduzindo as chances de inflamações no corpo. Ela também garante benefícios para os sangue e diminui casos de coagulação.

Nozes com casca

13. Cogumelo shitake

O cogumelo shitake também é uma das opções de alimentos para aumentar a imunidade, já que o fruto possui vitaminas B, C e E, ferro, fibras, potássio, cálcio e aminoácidos que favorecem o funcionamento do organismo.

Bandeja com cogumelos shitaques

14. Linhaça

A semente e o óleo de linhaça são indicados para aumentar a defesa do organismo, evitar doenças infecciosas e estimular o funcionamento do sistema imunológico. O produto é rico em fibras, potássio, ferro, magnésio, ômega 6, vitamina A e outros nutrientes importantes.

Tigelas com linhaças

15. Azeite extravirgem

Usado no preparo de diversas receitas, o azeite extravirgem é um antioxidante e antibactericida capaz de contribuir para o fortalecimento da imunidade. Ele também age no organismo contra doenças inflamatórias, diabetes e envelhecimento das células.

Frasco com azeite

As vantagens ainda continuam, e o item oferece ganhos para a saúde das unhas, da pele e dos fios de cabelo.

Você também pode se interessar por: Conheça os melhores exercícios para afinar a cintura!

16. Mel

Rico em potássio, fósforo, cálcio, zinco e vitamina C, o mel entra no organismo como um antioxidante capaz de proporcionar mais resistência e imunidade. Como resultado, temos uma redução nos casos de resfriados e dores de garganta. Afinal, quem nunca ouviu a avó dizer que mel e limão curam qualquer gripe?

Pote de mel

17. Vegetais com coloração verde-escuro

Ao consumir um vegetal verde-escuro, você fornece para o seu organismo vitaminas A e C e ácido fólico, componentes responsáveis por assegurar a defesa do corpo e auxiliar no crescimento de glóbulos brancos.

Bowl com verduras de folha verde

Dentre esses tipos de vegetais, estão: agrião, couve, espinafre, brócolis, rúcula, escarola e mais.

Alimentos para aumentar a imunidade: dica da Dream Fitness

Sabemos que mudar a alimentação pode ser algo desafiador, por isso, você não precisa incluir todos os alimentos de uma vez na sua rotina. Comece gradualmente e pelas opções que já experimentou e que agradam o seu paladar.

Bancada com verduras, como pepino, cenoura e beterraba

Para os alimentos que não acha tão gostosos, a dica é misturá-los com outros produtos. Por exemplo, os vegetais podem ser usados em deliciosos lanches naturais, molhos e até mesmo tortas. Como o nosso objetivo é deixar tudo mais fácil, reunimos dicas de como tornar a alimentação saudável um hábito. Temos certeza que elas vão te ajudar.

Se após terminar a leitura ainda restaram dúvidas, compartilhe-as nos comentários que vamos responder o quanto antes. Em breve, voltaremos com mais conteúdos sobre hábitos saudáveis. Até lá!

Avalie este post
Leonardo Ferrari

Me chamo Leonardo Ferrari, e desde muito cedo tive a certeza que a fisioterapia era meu caminho. Sou formado há quase 20 anos pela
Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, especialista em Gerontologia e Saúde do Idoso pelo Instituto de Administração Médicas e Ciências da Saúde do Rio Grande do Sul, e fisioterapia esportiva pelo Centro Universitário do Paraná –  Uninter. Durante minha trajetória profissional, pude vivenciar a rotina hospitalar e de consultório; porém ao longo da jornada senti a necessidade de contribuir na melhora da qualidade de vida das pessoas, pois muito daquilo almejava fazer, não atingia meus objetivos, ante a ausência de itens direcionados.

Foi assim que uni a minha formação com o empreendedorismo herdado da família; oferecendo uma visão sistêmica a partir dos princípios da fisioterapia, despertando a vontade da prática de atividade física com prazer e satisfação. 

Estamos vivendo uma era de mudanças comportamentais, buscando não somente a recuperação física, como a prevenção de doenças, autoestima e alcançando a tão sonhada qualidade de vida e longevidade. Convido vocês a embarcar juntos nessa jornada de evolução entre corpo e mente. Vamos? 

Compartilhe:

Deixe um comentário